José de Guimarães fez dragão com quatro metros de altura para expor em Penafiel
Porto Canal / Agências
Penafiel, 09 jun (Lusa) - O artista plástico José de Guimarães desenvolveu para a cidade de Penafiel uma obra original, que ficará exposta numa praça central, representando a figura de um dragão com quatro metros de altura.
"O que inspirou a obra foi a 'Bicha Serpe', que representa um dragão, que já no final do século XVII saía na procissão do Corpo de Deus", explicou hoje à Lusa o presidente da câmara.
Segundo Antonino Sousa, esta obra, que será inaugurada no dia 21 de junho, "reveste-se de um simbolismo muito grande para todos os penafidelenses e para a região", sobretudo pela "relação muito forte da Serpe com as festas da cidade e com a procissão do Corpo de Deus".
O autarca disse acreditar que aquele trabalho inédito de José de Guimarães, com quatro metros de altura, "vai, naturalmente, ser de um grande impacto para todos os penafidelenses e para toda a região, por tudo que que vai significar".
"Estamos muito ansiosos por conhecer a obra. Creio também que vai trazer mais movimento e colorido à cidade, atraindo mais turistas", vincou ainda.
Antonino Sousa sublinhou, por outro lado, a importância "de o talento e a arte do mestre José Guimarães ficarem, através daquela obra, "para sempre associados à cidade de Penafiel".
A escultura vai ficar exposta na praça do Calvário, no local onde, até há poucas semanas, estava colocada a estátua de Egas Moniz, figura ligada aos primeiros anos da nacionalidade. Aquele monumento foi deslocalizado para o recinto junto ao tribunal da cidade.
Para o presidente da câmara, esta mudança "dignifica" a figura de Egas Moniz, como "símbolo maior da honra, da ordem e da justiça", numa altura em que o tribunal da cidade passará a ser a sede da nova Comarca do Porto Este.
"Achamos que é uma mudança feliz", considerou.
A ligação de José de Guimarães à cidade de Penafiel também se evidencia, a partir de hoje, numa exposição de trabalhos do artista plástico, patente na Assembleia Penafidelense até ao final do mês.
Os visitantes podem observar 40 trabalhos (maquetas em madeira e fotografias) de obras espalhadas por vários pontos do mundo.
"É uma grande satisfação podermos acolher aqui a exposição, porque trata-se de um dos principais artistas plásticos portugueses de arte contemporânea, com uma notável, obra na pintura, escultura e outros domínios de criatividade", declarou.
Para o autarca, esta segunda-feira é "um momento especialmente importante na atividade artística e cultural de Penafiel".
"Esta exposição mostra, de forma evidente, que a arte, a cultura e os grandes momentos da vida artística em Portugal já não se fazem só em Lisboa e no Porto", concluiu.
APM // MSP
Lusa/fim
