Novo livro de Herberto Helder "A Morte sem Mestre" chega hoje às livrarias

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 09 jun (Lusa) -- O novo livro de poesia inédita de Herberto Helder, "A Morte sem Mestre", chega hoje às livrarias, anunciou a Porto Editora, que publica a obra.

A abrir o novo título, o poeta afirma: "Tudo quanto neste livro possa parecer acidental é de facto intencional", e acrescenta: "Peço por isso que um qualquer erro de ortografia ou sentido/seja um grão de sal aberto na boca do bom leitor impuro". Pela primeira vez, um livro de Herberto Helder inclui um CD com cinco poemas lidos pelo autor.

O poeta, de 83 anos, publicou "Servidões", no ano passado, uma obra também constituída apenas por poemas inéditos, com selo da Assírio & Alvim, "edição única", por vontade do autor, que se "esgotou em poucos dias", segundo a Porto Editora.

Apontado pela crítica especializada como um dos maiores poetas contemporâneos de Língua Portuguesa, Herberto Helder tem-se remetido ao silêncio, não dando entrevistas há mais de 20 anos.

Em 1994, recusou o Prémio Pessoa, que lhe foi atribuído. "Seria vil aceitar, por causa do dinheiro", explicou então ao jornal Expresso, que confere a distinção, com o valor de sete mil contos, na altura (cerca de 35 mil euros).

Na edição de 17 de dezembro de 1994, que se seguiu à reunião do júri, o Expresso reproduzia a declaração do próprio Herberto Helder: "Tenho de inventar a minha vida verdadeira".

Nascido no Funchal, frequentou o curso de Filologia Românica da Faculdade de Letras de Lisboa, depois da entrada em Direito, e publicou o primeiro livro, "O Amor em visita", em 1958.

Viveu em França, Holanda e Bélgica, onde trabalhou como empregado numa cervejaria e empacotador de aparas de papel. No início da década de 1970, esteve nos Estados Unidos, depois de Angola, onde foi repórter de guerra e sofreu um acidente grave.

Revisitou, por diversas vezes, a obra poética em "Poesia Toda" (desde 1973), "Ofício Cantante" (em 1966 e 2009) e na síntese de "A Faca Não Corta o Fogo - Súmula & Inédita" (2008).

Sem deixar de publicar poesia, Herberto Helder teve a seu cargo, nos anos 1960, as bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, trabalhou na rádio, foi editor da revista literária Nova e diretor literário da Estampa.

"A Colher na Boca", "Poemacto", "O Bebedor Nocturno", "Photomaton & Vox", "A Cabeça entre as Mãos", "As Magias", "Do Mundo", "Os Passos em Volta" contam-se entre as obras de mais de meio século de carreira literária de Herberto Helder.

"Queria fechar-se inteiro num poema" é um dos inéditos incluídos na obra que hoje chega às livrarias.

NL (SS) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.