BE congratula-se com anulação de concurso para o estacionamento em Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 26 jun (Lusa) - A comissão política concelhia de Aveiro do Bloco de Esquerda congratulou-se hoje com a anulação do concurso para a concessão do estacionamento na cidade, considerando que "a realidade impôs uma pesada derrota à direita".

Alegando desconformidades da proposta apresentada pelo único concorrente, o conselho de administração da MoveAveiro anunciou na segunda-feira a decisão de não prosseguir com o "concurso público internacional de constituição do direito de superfície para a conceção, construção e exploração de quatro parques de estacionamento público em subsolo e concessão da exploração de um parque de estacionamento e de lugares de estacionamento na via pública".

O atual executivo municipal, liderado pelo independente Élio Maia e suportado pela maioria PSD/CDS, havia decidido avançar com o concurso para a concessão do estacionamento e construção de novos parques, apesar de criticado por deputados municipais de todas as bancadas, incluindo dos dois partidos.

"Élio Maia e o executivo PSD/CDS ignoraram a decisão da Assembleia Municipal de Aveiro que pedia a anulação do concurso para esta privatização de todo o estacionamento em Aveiro por 60 anos. É agora a realidade a impor uma pesada derrota à coligação de direita. Trata-se de uma excelente notícia para Aveiro e para os aveirenses, que se livram de um negócio ruinoso, que minava as contas da autarquia por 60 anos e que atentava contra a democracia", considera o BE em comunicado.

O Bloco de Esquerda reafirma que "lutará para que o estacionamento continue na esfera pública e rejeita a privatização para alimentar lucros privados à custa dos aveirenses", opondo-se "à ideologia dos maus negócios seguida pelo PSD e CDS-PP".

Observando que "vários deputados municipais do PSD e CDS-PP deixaram a porta aberta para a concessão do estacionamento noutros moldes, e após as eleições", o Bloco de Esquerda defende que os partidos da maioria devem clarificar se é seu objetivo privatizar o estacionamento em Aveiro, antes das próximas eleições autárquicas.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.