ContraMineração Beira Serra em "choque" com consulta pública do programa de lítio

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 01 out 2021 (Lusa) - O Movimento ContraMineração Beira Serra disse hoje que recebeu "em choque e com indignação" a notícia da entrada em consulta pública do relatório de avaliação ambiental preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio do Governo.

"A escolha do momento para a mesma, logo após o conhecimento dos resultados eleitorais, é reveladora da dissimulação em todo este processo, pelo escamotear do tema durante a campanha eleitoral e assunção de uma permissão ilimitada que tudo justifica, com os resultados obtidos", refere Renata Almeida, porta-voz do Movimento ContraMineração Beira, numa nota enviada à agência Lusa.

Segundo a responsável, "concomitantemente, o prazo que é dado para consulta pública irá coincidir com o período de transição nas autarquias e Juntas de Freguesia, o que dificultará a reflexão e elaboração de pareceres técnicos pelos agentes que mais próximo estão da realidade das zonas em causa".

Renata Almeida considerou, ainda, que a forma de consulta pública, "unicamente por via digital, dificulta o acesso a grande parte da população do interior rural".

A Direção Geral de Energia e Geologia colocou na terça-feira em consulta pública o relatório de avaliação ambiental preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio das oito potenciais áreas para lançamento de procedimento concursal.

O período de consulta está disponível até ao dia 10 de novembro.

No relatório de avaliação ambiental preliminar foram analisadas oito áreas do Norte e Centro do país: Arga (Viana do Castelo), Seixoso-Vieiros (Braga, Porto e Vila Real), Massueime (Guarda), Guarda -- Mangualde (quatro zonas espalhadas por Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra) e Segura (Castelo Branco).

Para o Movimento ContraMineração Beira Serra, a justificação do Programa de Prospeção e Pesquisa (PPP) de Lítio com a transição energética e a descarbonização da economia é "uma falácia", uma vez que "a opção pela eletrificação da economia é apenas uma das opções possíveis, na qual se decidiu apostar, mas que em termos de consumo de recursos minerais é insustentável, acarreta um aumento significativo de emissões de carbono para a sua extração e terá pesados custos ambientais e sociais, penalizando sobretudo as regiões do interior rural, cuja água e alimentos sustentam o litoral sobre urbanizado".

A fonte também constatou "com extrema preocupação o alargamento das áreas inicialmente previstas" na região para o procedimento concursal", o que significa "um total de 2551,5 km2 destinados a prospeção e pesquisa, só no âmbito deste PPP lítio, afetando os distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu, e tangencialmente Coimbra, em 21 concelhos".

O Movimento ContraMineração Beira Serra considerou que os documentos colocados em consulta pública, que "requerem uma análise mais exaustiva, confirmam a determinação do Governo de prosseguir com o plano de fomento mineiro" que tem denunciado desde 2019.

Segundo Renata Almeida, o movimento "reitera a sua oposição a este plano de fomento mineiro, que contraria todo o esforço de desenvolvimento sustentável da região Beira Serra nas últimas décadas e mobilizará os pareceres técnicos necessários, as parcerias na região e com as restantes zonas afetadas e movimentos antimineração a nível nacional, bem como a participação alargada nesta consulta pública, preliminar do que se avizinha: o maior ataque ao mundo rural neste século".

 

ASR (JML) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.