Info

Autárquicas: Coligação Vamos Curar Sintra congratula-se por tirar maioria a Basílio Horta

| Política
Porto Canal com Lusa

Sintra, Lisboa, 27 set 2021 (Lusa) -- A coligação Vamos Curar Sintra, encabeçada pelo social-democrata Ricardo Batista Leite, congratulou-se com a retirada da maioria absoluta a Basílio Horta (PS) nas eleições autárquicas de domingo e prometeu ter um papel ativo no executivo.

O PS venceu as eleições autárquicas de domingo em Sintra, quando estão apurados os resultados nas 11 freguesias do concelho, segundo os dados provisórios do Ministério da Administração Interna.

"Para além de ter retirado a maioria absoluta a Basílio Horta, a coligação Vamos Curar Sintra conquistou mais uma freguesia, a União de Freguesias de Sintra, tendo mantido a freguesia de Colares, com maioria absoluta, e a União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem", refere Ricardo Batista Leite, citado num comunicado.

O candidato social-democrata, que alcançou 27,52% dos votos, sublinhou que não irá descansar "enquanto não resolver os problemas de segurança, do comércio local e da falta de médicos de família" no concelho.

"Agora Basílio Horta já não vai conseguir continuar a fugir de debater os problemas das pessoas de Sintra. Durante os próximos quatro anos não descansarei e irei confrontá-lo em todas as reuniões de câmara", afirmou.

Contactado pela agência Lusa, Basílio Horta remeteu uma reação para mais tarde.

Segundo os dados provisórios do Ministério da Administração Interna, Basílio Horta (PS) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Sintra com 35,29% dos votos (5 mandatos), seguindo-se a coligação Vamos Curar Sintra (PSD/CDS-PP/A/MPT/PDR/PPM/RIR), com 27,52% ( 4 mandatos), Chega com 9,08% (1 mandato), CDU com 9,02 (1 mandato), BE (5,821%) Nós,Cidadãos! (2,95%) e IL ( 2,67%).

Resultados provisórios para o concelho de Sintra

PS 35,29% 5 1 0

PPD/PSD.CDS-PP.A.MPT.PDR.PPM.R.I.R 27,52% 4 0 0

CH 9,08% 1 0 0

PCP-PEV 9,02% 1 0 0

B.E. 5,81% 0 0 0

PAN 3,24% 0 0 0

NC 2,95% 0 0 0

IL 2,67% 0 0 0

FAC // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Rio apresenta recandidatura ao PSD na sexta-feira no Porto

O presidente do PSD apresenta publicamente a sua recandidatura na sexta-feira ao final da tarde no Porto, cidade à qual já presidiu enquanto autarca, onde é militante e pela qual foi eleito deputado.

Rui Moreira faz acordos à esquerda e à direita durante os três mandatos 

Durante os três mandatos, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, já fez acordos à direita e à esquerda. Ao terceiro mandato, o autarca fez acordo à direita com o PSD de Vladimiro Feliz. 

Bloco de Esquerda elege um vereador para a Câmara do Porto

O Bloco de Esquerda elegeu um vereador, Sérgio Aires, para a Câmara Municipal do Porto e, durante a manhã desta quarta-feira, durante a tomada de posse, Sérgio Aires, disse que "Rui Moreira falhou todos os objetivos da sua campanha, perdeu 10 mil votos em relação a 2017 e não conquistou maioria absoluta". 

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.