Autárquicas: Coligação Vamos Curar Sintra congratula-se por tirar maioria a Basílio Horta

| Política
Porto Canal com Lusa

Sintra, Lisboa, 27 set 2021 (Lusa) -- A coligação Vamos Curar Sintra, encabeçada pelo social-democrata Ricardo Batista Leite, congratulou-se com a retirada da maioria absoluta a Basílio Horta (PS) nas eleições autárquicas de domingo e prometeu ter um papel ativo no executivo.

O PS venceu as eleições autárquicas de domingo em Sintra, quando estão apurados os resultados nas 11 freguesias do concelho, segundo os dados provisórios do Ministério da Administração Interna.

"Para além de ter retirado a maioria absoluta a Basílio Horta, a coligação Vamos Curar Sintra conquistou mais uma freguesia, a União de Freguesias de Sintra, tendo mantido a freguesia de Colares, com maioria absoluta, e a União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem", refere Ricardo Batista Leite, citado num comunicado.

O candidato social-democrata, que alcançou 27,52% dos votos, sublinhou que não irá descansar "enquanto não resolver os problemas de segurança, do comércio local e da falta de médicos de família" no concelho.

"Agora Basílio Horta já não vai conseguir continuar a fugir de debater os problemas das pessoas de Sintra. Durante os próximos quatro anos não descansarei e irei confrontá-lo em todas as reuniões de câmara", afirmou.

Contactado pela agência Lusa, Basílio Horta remeteu uma reação para mais tarde.

Segundo os dados provisórios do Ministério da Administração Interna, Basílio Horta (PS) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Sintra com 35,29% dos votos (5 mandatos), seguindo-se a coligação Vamos Curar Sintra (PSD/CDS-PP/A/MPT/PDR/PPM/RIR), com 27,52% ( 4 mandatos), Chega com 9,08% (1 mandato), CDU com 9,02 (1 mandato), BE (5,821%) Nós,Cidadãos! (2,95%) e IL ( 2,67%).

Resultados provisórios para o concelho de Sintra

PS 35,29% 5 1 0

PPD/PSD.CDS-PP.A.MPT.PDR.PPM.R.I.R 27,52% 4 0 0

CH 9,08% 1 0 0

PCP-PEV 9,02% 1 0 0

B.E. 5,81% 0 0 0

PAN 3,24% 0 0 0

NC 2,95% 0 0 0

IL 2,67% 0 0 0

FAC // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".