Risco "extremo" de exposição à radiação UV em quase todo o país

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 jun (Lusa) -- Todo o território nacional, com exceção da região de Ponta Delgada, Açores, apresenta hoje risco "extremo" de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em casos de risco "extremo", o IPMA aconselha, na sua página na Internet, que se evite o mais possível a exposição ao Sol.

De acordo com o IPMA, apenas a região de Ponta Delgada, grupo Oriental açoriano apresenta um risco "muito alto" de exposição à radiação UV.

Em caso e risco "muito alto", o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo", sendo o máximo o 11.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para noroeste no litoral oeste durante a tarde, e sendo moderado de leste nas terras altas das regiões Norte e Centro.

Na Madeira, a previsão aponta para céu pouco nublado e vento fraco enquanto nos Açores preveem-se períodos de céu muito nublado e vento moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 34 graus Celsius, Évora 38, Beja 37, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Portalegre e Braga 35, Faro 28, Porto 33, Funchal, Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 24.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".