Bruxelas pede informação a Portugal sobre acesso a tradução e interpretação em julgamento

| País
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 23 set 2021 (Lusa) -- A Comissão Europeia iniciou hoje um processo de infração a Portugal pela não transposição correta das regras da União Europeia (UE) sobre o direito à interpretação e tradução em processo penal.

No quadro do pacote mensal, o executivo comunitário enviou uma carta de notificação a Portugal dando dois meses a Portugal para esclarecer dúvidas sobre a transposição para a legislação nacional da diretiva UE 2010/64.

A legislação da UE em causa garante que as pessoas que enfrentam processos criminais na UE têm acesso gratuito a interpretação e tradução para uma língua que compreendam.

"Este é um direito processual fundamental, salvaguardando o direito a um julgamento justo", sublinha Bruxelas, em comunicado.

Em Portugal, bem como na Bélgica, Letónia e Suécia, "a Comissão identificou deficiências quando se trata do direito à tradução de documentos essenciais e do direito à interpretação da comunicação entre os suspeitos ou acusados e o seu advogado".

Se num período de dois meses não houver uma notificação sobre a devida transposição da diretiva, Bruxelas avança para a segunda fase do processo, enviando um parecer fundamentado.

IG // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.