Regulador europeu está avaliar riscos de novos efeitos adversos de vacinas

Regulador europeu está avaliar riscos de novos efeitos adversos de vacinas
| País
Porto Canal com Lusa

A Agência Europeia do Medicamento está a avaliar o risco de desenvolvimento de síndrome inflamatória multissistémica e tromboembolismo venoso após a notificação de casos envolvendo a toma de vacinas contra a covid-19.

O anúncio foi feito hoje pelo regulador (EMA, na sigla em inglês).

O Comité de Segurança da EMA está a analisar informação disponível sobre o caso de um jovem de 17 anos, na Dinamarca, que desenvolveu síndrome inflamatória multissistémica, uma inflamação generalizada que afeta vários órgãos, depois de ter recebido a vacina do consórcio Pfizer/BioNTech, mas que já "recuperou por completo".

Outros casos de síndrome inflamatória multissistémica foram notificados, mas envolvendo outras vacinas.

O jovem dinamarquês chamou a atenção da EMA, uma vez que não tinha antecedentes de infeção pelo coronavírus que causa a covid-19, à qual tem estado associada a síndrome inflamatória multissistémica, afetando sobretudo crianças.

Segundo o regulador europeu do medicamento, não é claro que os casos reportados tenham uma relação direta com a administração da vacina, pelo que "nesta etapa não há alterações nas recomendações atuais" para o uso das vacinas contra a covid-19.

A EMA ressalva que a síndrome inflamatória multissistémica é rara e que a taxa de incidência estimada em cinco países europeus, antes da pandemia, era de dois a seis casos anuais por cada 100 mil pessoas em crianças e jovens com menos de 20 anos e menos de dois casos anuais por cada 100 mil pessoas em adultos com mais de 20 anos.

O Comité de Segurança da EMA está, ainda, a rever os dados sobre casos de tromboembolismo venoso (coágulos sanguíneos nas veias) em pessoas que receberam a vacina de dose única da farmacêutica Janssen, um procedimento que faz parte do controlo contínuo da segurança das vacinas contra a covid-19.

"O tromboembolismo venoso foi incluído no plano de gestão de riscos da vacina da Janssen como um problema de segurança a investigar, baseado na maior proporção de casos observados no grupo vacinado face ao grupo de placebo nos primeiros ensaios clínicos para autorizar esta vacina", refere a agência, acrescentando que irá avaliar dados adicionais para aferir "mais a fundo" se existe uma relação causa-efeito entre a vacina e o tromboembolismo venoso.

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.