Portugal está “muito perto” de ter 75% de população totalmente vacinada

| País
Porto Canal com Lusa

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, disse hoje que Portugal “está muito perto” de atingir os 75% de população totalmente vacinada, sendo que perto de 85% já tem a primeira dose.

“Estamos a atingir percentagens cada vez mais altas naturalmente e, de alguma forma, estaremos razoavelmente perto de atingir os 85% de população vacinada com a primeira dose, sendo que estaremos nas duas doses muito perto dos 75%”, disse o governante durante uma visita ao centro de vacinação de Paredes, no distrito do Porto.

Por esse motivo, Diogo Serras Lopes considerou que o país está “mesmo por dias ou no máximo por semanas” de atingir o segundo objetivo proposto, depois do primeiro ter sido alcançado “há algum tempo”.

O processo de vacinação e as metas que foram sendo estipuladas, embora tenham sofrido um ou dois atrasos com a demora da entrega de vacinas, foram “claramente cumpridas”, sublinhou, elogiando o “trabalho absolutamente excecional” do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Eu diria que este processo está a encaminhar-se para um processo de finalização, pelo menos até serem decididas novas questões relativamente à vacina”, frisou.

Fazendo uma retrospetiva, o secretário de Estado da Saúde recordou que, no início do ano, existiam “imensas dúvidas” sobre se o SNS seria ou não capaz de realizar este processo de inoculação.

E, num trabalho conjunto envolvendo câmaras municipais e diferentes ministérios, foi possível, referiu, dizendo que “a grande lição” que se pode retirar deste processo é que quando se trabalha em conjunto “todas as coisas são possíveis”.

A covid-19 provocou pelo menos 4.529.715 mortes em todo o mundo, entre mais de 218,96 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.772 pessoas e foram contabilizados 1.042.144 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.