Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar surpreendida com declarações de Manuel Heitor que menosprezam formação em Medicina Geral e Familiar

 Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar surpreendida com declarações de Manuel Heitor que menosprezam formação em Medicina Geral e Familiar
| País
Porto Canal

A Direção Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar mostra-se surpreendida pela recente entrevista do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, ao Diário de Notícias, onde o Ministro menospreza a formação em Medicina Geral e Familiar.

 

Na entrevista, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que no "Reino Unido o sistema está diversificado, sobretudo aquilo que é a medicina familiar, que tem um nível de formação menos exigente do que a formação de médicos especialistas”. O governante acrescenta ainda que “para formar um médico de família experiente não é preciso, se calhar, ter o mesmo nível, a mesma duração de formação, que um especialista em oncologia ou um especialista em doenças mentais”.

Tais declarações são profundamente desrespeitosas para com os Médicos de Família Portugueses e surgem em completa contradição com a tendência verificada nas ultimas décadas em Portugal, que assistiu ao consolidar da especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF), hoje associada a um rigoroso – e elogiado internacionalmente – programa de Internato Médico de MGF de quatro anos, garantia para o nosso país de Médicos de Família com elevadas competências técnicas e clínicas e grande resolutividade. Esta evidência é comprovável, aliás, pela enorme procura que os Médicos de Família portugueses têm no mercado global de trabalho médico, cada vez mais atento à excelente formação e ao potencial destes profissionais de saúde. A Medicina Geral e Familiar deve ser respeitada enquanto especialidade médica autónoma, com aptidões e conhecimentos próprios, com uma abordagem generalista que não a torna menos complexa e exigente do que qualquer outra especialidade médica, antes pelo contrário.

A APMGF refuta, por completo, a ideia de que a MGF não necessita de uma formação tão exigente como outras especialidades médicas, como parece alegar o ministro Manuel Heitor. Isto apesar de o próprio governante utilizar na entrevista a expressão “se calhar”, facto que indicia um preocupante nível de desconhecimento sobre o panorama da formação clínica em Portugal, em particular da especialidade de Medicina Geral e Familiar, assim como rudimentar capacidade de compreender o que se passa no terreno e definir estratégias a longo prazo em consonância com a realidade, contribuindo assim para a falta de planeamento e concursos desadequados que deixam milhares de portugueses sem médico de família.

Face às desconcertantes palavras do ministro Manuel Heitor, a APMGF solicita ao governo que clarifique as suas propostas e intenções relacionadas com a formação médica e, em particular, a formação na especialidade de MGF, com vista a entender se o executivo pretende continuar a ser um agente de progresso na formação médica de qualidade em Portugal e na construção de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) bem apetrechado de recursos humanos ou se, em alternativa, pretende reduzir o internato de MGF apenas e só com fins políticos, adotando uma lógica de formação “fast-food” sem compreender que tal colocará em causa a qualidade técnico-científica da mesma e em nada ajudará a atingir o objetivo de atribuir um Médico de Família a todos os portugueses, dado que este retrocesso aumentará ainda mais as dificuldades de retenção de Médicos de Família no SNS.

Na eventualidade deste último cenário ser o eleito pelo governo, a APMGF deixa desde já bem claro que os fins nem sempre justificam os meios e que, pese embora deseje mais do que ninguém uma cobertura universal da população, não pactuará com qualquer tentativa de abreviar e aligeirar a formação dos Médicos de Família portugueses, algo que colocaria em causa a sua abrangência de ação e a qualidade de prestação de cuidados de saúde que os utentes merecem e se habituaram a reconhecer no seu Médico de Família.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.