Carlos Queiroz falado para substituir Gordon Igesund na seleção da África do Sul
Porto Canal
Carlos Queiroz foi hoje apontado como possível substituto de Gordon Igesund na seleção de futebol da África do Sul, o que significaria um regresso ao comando técnico dos Bafana Bafana após a experiência entre 2000 e 2002.
Igesund, de 57 anos, abandona a seleção na sequência dos maus resultados: falhou as meias-finais da Taça das Nações Africanas (CAN) em 2013, este ano, em casa, ficou-se pela fase de grupos na CAN para futebolistas que atuam no seu próprio país e não se apurou para o Mundial2014.
O nome de Carlos Queiroz, que estará no Brasil ao comando técnico do Irão, surge acompanhado do nigeriano Stephen Keshi, que orienta a seleção do seu país no Mundial.
O ex-selecionador luso orientou a África do Sul entre julho de 2000 e março de 2002, tento qualificado os sul-africanos para o campeonato do Mundo de 2002, para, depois, não orientar a equipa.
Gordon Igesund foi uma escolha consensual quando em 2011 substituiu Pitso Mosimane, uma vez que tinha conseguido levar quatro equipas diferentes ao título sul-africano.
Os sucessivos falhanços desportivos e a derrota por 5-0 frente ao Brasil, num particular disputado em março, ditaram, porém, o divórcio: curiosamente, o grande momento do técnico foi em 2013, a 19 de novembro, com o triunfo 1-0 sobre a campeã do Mundo Espanha, em desafio disputado no Soweto.