Seleção recebida em Belém com a promessa de dignificar Portugal
Porto Canal / Agências
A seleção portuguesa de futebol foi hoje recebida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, numa comitiva liderada pelo dirigente máximo da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que prometeu representar "dignamente" o país no Mundial2014.
"Viemos apresentar aos nossos cumprimentos ao Presidente da República com votos de confiança e de representar dignamente o país e o povo português numa jornada gloriosa em terras do Brasil", afirmou Fernando Gomes durante uma pequena cerimónia que decorreu no Palácio de Belém.
De seguida, o presidente da FPF presentou Cavaco Silva com uma camisola da seleção nacional estampada com o número 12 e o nome do chefe do Estado português.
Por seu turno, o presidente da República ofereceu uma bandeira portuguesa à seleção e fez questão de cumprimentar individualmente todos os dirigentes, equipa técnica, jogadores e outros membros da comitiva.
Após a pequena cerimónia, Cavaco Silva e seleção portuguesa juntaram-se para um almoço, também no Palácio de Belém, naquela que é a última refeição da equipa em solo luso.
"Como é o cozinheiro aqui de Belém?", questionou em tom de brincadeira Cristiano Ronaldo ao Presidente da República enquanto entravam na sala de refeições.
A seleção lusa sai de Belém perto das 15:30 e segue em direção para o aeroporto de Lisboa, de onde viajará para os Estados Unidos, num voo com partida às 17:30 e chegada prevista para as 20:30 locais (01:30 de terça-feira, em Lisboa).
A preparação prosseguirá até 10 de junho nos Estados Unidos, onde a seleção portuguesa disputará dois encontros particulares, com o México, a 06 de junho, em Boston, e com a República da Irlanda, a 10, em New Jersey, cidade onde ficará instalada.
A chegada ao Brasil está prevista para 11 de junho, em Campinas, no estado de São Paulo, local escolhido para funcionar como quartel-general durante o Mundial2014, que se vai realizar entre 12 de junho e 13 de julho.
Portugal integra o grupo G da fase final, em conjunto com a Alemanha, frente à qual se vai estrear, a 16 de junho, em Salvador, os Estados Unidos, que defrontará a 22, em Manaus, e o Gana, último adversário na primeira fase de prova, a 26, em Brasília.