Cavaco deseja "o maior sucesso" à selecção e pede que dê "alegrias"
Porto Canal / Agências
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, desejou hoje à seleção nacional de futebol "o maior sucesso" no Mundial do Brasil e fez votos para que dê "alegrias aos portugueses".
"Quero desejar a todos vocês, aos jogadores, à equipa técnica, o maior sucesso no Brasil, que deem alegrias aos portugueses e não tenham a mínima dúvida que, à distância a acompanhar os jogos, todos os portugueses estão ao vosso lado, com entusiasmo, com alegria e com uma forte esperança, e com a certeza que estão a dar o melhor para elevar o nome de Portugal", afirmou o chefe de Estado, que recebeu ao início da tarde a seleção no Palácio de Belém.
Sublinhando que a seleção será "a embaixada de Portugal" durante o Mundial, Cavaco Silva entregou aos jogadores e equipa técnica "o símbolo maior" do país - a bandeira nacional - pedindo que a levem consigo para o Brasil.
Numa breve intervenção, o Presidente da República lembrou também o apuramento para o Mundial, reconhecendo que apesar de não ter sido fácil, "no momento certo veio ao de cima o talento e a fibra" dos jogadores.
Agora, acrescentou, a tarefa que têm pela frente também não será fácil, com "adversários muito, muito fortes".
"Mas, os portugueses têm confiança e têm esperança no vosso desempenho não temos a mínima dúvida que irão dar o vosso melhor para honrar as cores nacionais, de que estão à altura dos desafios", frisou, admitindo que "é obvio" que a expetativa é que "tragam alegrias".
Cavaco Silva, que almoçou com os jogadores e equipa técnica, entre outros convidados, no Palácio de Belém, notou ainda que os portugueses veem na seleção portuguesa "a representação da nação".
"Vocês são de alguma forma exemplo do talento e da fibra que os portugueses querem espalhar pelo mundo", frisou.
O Presidente da República lembrou também que os jogadores da seleção são de alguma forma um exemplo e uma referência para os portugueses e que, "felizmente", projetam a imagem que o sucesso requer trabalho, vontade, coragem e determinação.
No início da sua intervenção, Cavaco Silva deixou ainda uma nota sobre o facto de a Federação Portuguesa de Futebol celebrar este ano o seu centenário, sublinhando o trabalho que tem desenvolvido, nomeadamente a aposta na formação desportiva e aumento do número de praticantes, além do fomento da prática desportiva feminina.