Investidos cinco milhões em água e saneamento desde 2010 em Felgueiras

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 25 jun (Lusa) - A Câmara de Felgueiras investiu, desde 2010, cerca de cinco milhões de euros na ampliação das redes de abastecimento de água e saneamento, numa extensão superior a 130 quilómetros, disse hoje à Lusa fonte autárquica.

Segundo o vereador João Sousa, responsável pelo pelouro do Ambiente, os investimentos na rede de água, de cerca de 1,5 milhões de euros, incidiram nas freguesias de Aião, Airães, Borba de Godim, Caramos, Friande, Idães, Jugueiros, Macieira da Lixa, Margaride, Moure, Pedreira, Pinheiro, Pombeiro, Refontoura, Revinhade, Santão, Sernande, Sousa, Unhão, Vila Cova da Lixa, Vila Verde, Vizela S. Jorge.

A rede de água foi ampliada em cerca de 65 quilómetros, permitindo um aumento de 12% na taxa de cobertura do concelho.

O autarca sublinhou que o sistema da Lixa (segundo polo urbano do concelho) ficou concluído este mês, anunciando que, em breve, avançarão os investimentos que estão programados para os sistemas de Margaride (sede do concelho) e Airães. A intervenção vai também estender-se, mais tarde, a Idães e Penacova.

Além das redes, também foram introduzidos melhoramentos nos reservatórios de Margaride e Rande, o que permitiu, sublinhou, "melhorar o serviço de fornecimento de água, em particular, às freguesias de Pinheiro e Sendim, Rande e Unhão.

De acordo com o vereador, foi assim possível resolver os problemas de pressão da água que ocorriam com muita frequência naquelas freguesias.

No domínio do saneamento básico, em baixa, a rede aumentou 68 quilómetros desde 2010, graças ao investimento de mais de três milhões de euros efetuado pela autarquia.

Este esforço constitui a primeira fase do plano de alargamento deste tipo de infraestrutura.

O alargamento foi percetível nas freguesias de Airães, Caramos, Friande, Idães, Jugueiros, Lagares, Macieira da Lixa, Margaride, Moure, Pombeiro, Refontoura, Sendim, Sousa, Torrados, Várzea, Vila Cova da Lixa e Vila Verde.

Da segunda fase, segundo revelou o vereador, já foi concretizado 80% do plano.

"Falta concluir as empreitadas, não finalizadas por incumprimento das empresas", explicou, frisando que, entretanto, já arrancaram os trabalhos da terceira fase.

A taxa de cobertura, no início do mandato, no concelho de Felgueiras, era de 33%.

Com as empreitadas em curso, assinala o autarca, "essa taxa ronda os 46%".

Além dos investimentos do município na rede em baixa, também está em curso um investimento de 17 milhões de euros nas infraestruturas em alta, da responsabilidade da empresa Águas do Noroeste.

"A rede em alta está a ser construída por todo o concelho e representa um grande investimento. O investimento nos emissários de Vizela e do Sousa, por parte das Águas do Noroeste, irão criar condições para melhorar as taxas de cobertura de saneamento de forma significativa", sublinha João Sousa.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Mais quatro linhas da Unir em Matosinhos mudam para a nova numeração de quatro dígitos

Quatro linhas de autocarro a operar em Matosinhos da rede metropolitana Unir, que ainda usavam a anterior designação, mudaram hoje para a nova numeração de quatro dígitos, comunicou o operador Vianorbus no seu 'site'.

Cortejo académico condiciona trânsito em Braga

O cortejo académico do Enterro da Gata, marcado para quarta-feira, vai provocar alguns condicionamentos no estacionamento e no trânsito no centro da cidade de Braga, anunciou esta segunda-feira o município.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.