Vila de Alvalade celebra estadia de D. Miguel I a caminho do exílio em 1834

| País
Porto Canal / Agências

Santiago do Cacém, 30 mai (Lusa) -- A vila de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, celebra, no sábado, o 180.º aniversário da passagem e estadia do Rei D. Miguel I na localidade, antes de partir para o exílio em Itália.

O monarca pernoitou na localidade a 31 de maio de 1834, durante a sua viagem para Sines, de onde partiu para Génova, tendo sido "a sua última noite em solo português", indicou a Casa do Povo de Alvalade Sado em comunicado enviado à agência Lusa.

Para assinalar a data, a instituição preparou um programa que inclui uma sessão solene na sua sede, às 15:30, seguindo-se duas comunicações sobre a figura histórica.

A cerimónia continua com o descerramento de um painel evocativo da efeméride e termina com um lanche servido no Centro de Dia local, às 17:00.

Segundo a Casa do Povo de Alvalade Sado, as cerimónias vão contar com a presença de Isabel de Bragança e de descendentes do monarca e da família Lança Parreira.

Na altura do reinado de D. Miguel I, entre 1828 e 1934, a "câmara municipal de Alvalade, as principais instituições e as famílias mais abastadas eram assumidamente pela causa absolutista", pode ler-se no comunicado da instituição.

"Alvalade tornou-se, naquele momento, o local ideal para fazer a paragem e o descanso necessário", refere a Casa do Povo.

O monarca partiu de Évora a 30 de maio e chegou a Sines dois dias depois, para embarcar para o exílio, determinado pela Convenção de Evoramonte.

D. Miguel I não regressou em vida a Portugal, tendo vivido, depois de Itália, em Inglaterra e na Alemanha, onde morreria, em 1866.

PYS // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".