Antigo posto alfandegário de Monção reabre transformado em centro ambiental

| País
Porto Canal / Agências

Monção, 30 mai (Lusa) - O antigo posto alfandegário de Monção, desativado desde finais da década de 80 do século passado, reabre hoje, transformado em centro de educação ambiental, observação e interpretação da Natureza ribeirinha anunciou, à Lusa, fonte autárquica.

As obras de recuperação e adaptação do edifício foram realizadas no âmbito da terceira fase da empreitada da ecopista do rio Minho, concluída em 2012 num investimento de 300 mil euros.

Dinamizar esta via ecológica e promover a educação ambiental e valorização do património natural é o objetivo traçado para a estrutura, a inaugurar hoje à tarde.

O centro ambiental vai ser gerido pelo núcleo local da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) conforme previsto no contrato de comodato a assinar, hoje à tarde, entre a município e aquela associação ambientalista.

A ecopista entre Monção e Valença, inaugurada em 2004 é um percurso de 17 quilómetros colado àquele troço de água internacional e que em 2009 foi classificada como a quarta melhor da Europa.

Incentivar um conjunto de atividades de cariz ambiental junto das crianças e adultos, potenciando o ecoturismo desportivo e recreativo na ecopista do Rio Minho é, segundo a autarquia, a missão principal do espaço.

Em Monção, os utilizadores da ecopista podem visitar a Torre de Menagem, monumento nacional desde 1910, e alvo de requalificação já em junho. Junto à ponte internacional situa-se o cais de embarque do antigo barco transbordador, bem como uma zona de lazer e os antigos edifícios da PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), hoje transformados em bar, e da Guarda Fiscal, agora centro de educação ambiental.

A quarta e última fase do percurso, que irá levar esta via ecológica do parque da Lodeira até ao centro histórico da vila, está praticamente concluída. O investimento ronda os 100 mil euros.

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP e GNR vão fiscalizar uso do telemóvel na condução

A PSP e a GNR vão estar nos próximos oito dias na estrada a alertar os condutores para os riscos do uso do telemóvel a conduzir, numa operação de fiscalização e sensibilização, foi esta segunda-feira anunciado.

4,3 milhões de doentes internados em hospitais europeus contraem infeções

Todos os anos, 4,3 milhões de doentes internados em hospitais nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE) contraem pelo menos uma infeção associada aos cuidados de saúde durante o internamento.

Ministério Público pede pelo menos nove anos de pena de prisão para Manuel Pinho

O Ministério Público (MP) pediu, esta segunda-feira, uma pena não inferior a nove anos de prisão para o ex-ministro da Economia Manuel Pinho no julgamento do caso EDP, no qual responde em tribunal por corrupção passiva, fraude e branqueamento.