Quase todo o país com índice ultravioleta muito alto

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 mai (Lusa) -- Quase todo o país apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, todo o país, com exceção de Porto Santo (Madeira) e Ponta Delgada (Grupo Oriental dos Açores) apresenta hoje níveis muito altos de exposição à radiação UV.

Por isso, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e a evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje no céu pouco nublado, apresentando-se em geral muito nublado até meio da manhã, com ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral Norte e Centro. Durante a tarde, estão previstos períodos de muita nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no interior Norte.

O vento tende a soprar fraco a moderado de noroeste, soprando temporariamente moderado a forte litoral oeste e nas terras altas.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima

Em Faro são esperados 27 graus Celsius de máximo, enquanto em Beja se prevê 26, 25 para Évora e Castelo Branco, 23 para Portalegre e Braga, 22 em Lisboa, Vila Real, Viseu e Bragança, no Porto, Leiria e Viana do Castelo são esperados 20 graus.

RCP // JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.