Junta de São Pedro da Cova recorre das absolvições no caso dos resíduos

Junta de São Pedro da Cova recorre das absolvições no caso dos resíduos
| Norte
Porto Canal

A Junta de São Pedro da Cova vai recorrer para a Relação do Porto da nova absolvição de seis acusados pela deposição resíduos perigosos naquela freguesia de Gondomar, em 2001 e 2002, anunciou hoje o presidente da autarquia

"Naturalmente que iremos recorrer", disse Pedro Miguel Vieira que falava aos jornalistas após um segundo acórdão do processo que, tal como o primeiro, concluiu pela absolvição do todos os arguidos: três membros do conselho de administração de uma sociedade à qual cabia dar destino aos resíduos e três responsáveis de sociedades que tinham a disponibilidade das escombreiras das antigas minas de carvão de São Pedro da Cova.

"As conclusões do tribunal são exatamente as do primeiro acórdão", afirmou hoje a presidente do coletivo de juízes na leitura do acórdão.

O autarca de São Pedro da Cova pretende também uma avaliação "para se verificar se de facto está tudo limpo, se não há lençóis freáticos contaminados e que Estado dê por terminado o processo da retirada dos resíduos perigosos".

Pedro Miguel Vieira defende igualmente que a freguesia seja "compensada através da requalificação de todo aquele espaço".

Milhares de toneladas de resíduos industriais perigosos, provenientes da Siderurgia da Maia, foram depositadas nas escombreiras, ao longo dos anos de 2001 e 2002.

O último cálculo feito sobre esses resíduos apontava para a existência de ainda 137 mil toneladas no local, isto depois de no passado já terem sido retiradas 105.600 toneladas.

Em relatório que produziram sobre as águas subterrâneas num raio de 1,5 quilómetros, peritos da Faculdade de Engenharia do Porto concluíram que as "concentrações medidas não têm um impacte inaceitável sobre a saúde das populações".

Já o Centro de Saúde, também solicitado a pronunciar-se, comunicou ao tribunal que não tinha dados que pudessem associar doenças de moradores da zona aos contaminantes.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.