Ramalde e Paranhos foram as freguesias do Porto com menos impactos económicos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 07 jul 2021 (Lusa) -- As freguesias de Ramalde e Paranhos, no concelho do Porto, foram as que menos sentiram o impacto económico da pandemia da covid-19, contrariamente ao centro histórico da cidade, revelou o vereador da Economia da Câmara do Porto.

"O maior impacto da pandemia foi sentido no centro histórico e o menor impacto na zona norte da cidade. Ramalde e Paranhos foram as freguesias com menor impacto em termos de crise económica", afirmou Ricardo Valente.

O vereador, que falava na sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, solicitada pelo Bloco de Esquerda para discutir o trabalho e economia local, apresentou dados do Conselho Municipal de Economia referentes ao período de 2016 a 2019 (antes da pandemia) e depois da pandemia.

Segundo Ricardo Valente, o impacto da pandemia da covid-19 foi "brutal do ponto de vista económico", com o setor do turismo e hoteleiro a "colapsar".

"Os dados que temos são dados de uma taxa de ocupação média que em fevereiro era de 5%, hoje não chegará a dois dígitos", indicou o vereador com o pelouro da Economia, Turismo e Comércio, acrescentando que o efeito da pandemia na taxa municipal turística foi também "acentuado".

Salientando que antes da pandemia da covid-19, a cidade estava a assistir a um crescente "aumento de empresas, emprego e valor acrescentado", bem como à "redução do número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI)", Ricardo Valente afirmou que as inscrições no centro de emprego acresceram 35% entre março de 2020 e 2021 no concelho.

"Este crescimento acontece em todos os níveis de qualificação", referiu, sublinhando, no entanto, que o grupo etário que sofreu um maior impacto foi o dos 25 aos 34 anos.

O vereador disse que os cafés e pastelarias da cidade tiveram "uma redução de 83%", a restauração "de 88%" e o setor dos cabeleireiros "um colapso total" ao atingir uma redução de 100%.

Ricardo Valente afirmou ainda que, durante a pandemia, as "exportações subiram 3%" e as "importações desceram 5%", considerando que tal "mostra o caráter das empresas existentes na cidade".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.980.935 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 183,7 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.117 pessoas e foram registados 890.571 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde. 

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

 

SPYC//MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).