Epidemiologista garante que "tudo indica que daqui a duas semanas os casos de infeção de Covid-19 vão rondar os 4000 diários"

| País
Porto Canal

Manuel Carmo Gomes, Professor Epidemiologista, explica ao Porto Canal que "o Norte foi o local em que a variante Delta demorou mais a chegar, mas agora já é claramente dominante" e acrescentou ainda que "daqui a duas semanas os casos de infeção de Covid-19 vão rondar os 4000 diários".

O Rt do norte é o mais elevado de todo o país, cm um valor de 1,5% , enquanto que o nacional ronda os  1,21%/1,22%. Na prática, estima-se que os casos dupliquem em 12 dias ou menos, ou seja, a direção são os 4000 casos por dia em todo o país, segundo explica o professor.

Carmo Gomes afirma que "os jovens estão a ser a alavanca desta vaga, socializam muito, a nivel educacional e social" e acrescenta ainda que "esta faixa etária tem menos sintomas, por isso permanecem mais tempo a transmitir o vírus sem ter a consciência de que estão infetados, ao contrário dos idosos".

A vacinação é a principal esperança para quebrar esta subida de casos, afirma o especialista.

+ notícias: País

Turismo português no Brasil cresce 13,8% nos primeiros quatro meses do ano

O número de portugueses que visitaram o Brasil nos primeiros quatro meses do ano cresceu 13,8% em comparação com o mesmo período de 2023, indicaram as autoridades brasileiras.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.