Caminhos Marianos e de Santiago de Compostela divulgados em roteiros turísticos

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 26 mai (Lusa) -- Os caminhos Marianos e de Santiago de Compostela estão desde hoje disponíveis aos turistas e peregrinos em roteiros turísticos, disponibilizando 150 lugares de culto em Portugal e informações sobre procissões, festividades e tradições.

Os roteiros Caminhos Marianos e Caminhos de Santiago resultam de uma parceria entre o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) e o Turismo de Portugal.

Apresentados hoje na Igreja dos Grilos, no Porto, os roteiros dão a conhecer um património religioso "riquíssimo" com "elevada relevância" devocional, cultural e artística, disse a diretora do SNBCI, Sandra Saldanha.

Além de listar os principais monumentos nacionais, Sandra Saldanha realçou que os roteiros divulgam algum património menos conhecido do público e habitualmente encerrado.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, frisou que o património religioso é um produto turístico estratégico em Portugal com perspetivas de crescimento.

A título de exemplo, a responsável revelou que o Santuário de Fátima recebe cerca de 3,5 milhões de peregrinos por ano, sendo os espanhóis, italianos, polacos e brasileiros os que mais o visitam.

Os Caminhos Portugueses para Santiago de Compostela são os segundos mais percorridos, a seguir ao caminho francês, acrescentou.

Segundo a responsável, os roteiros pretendem potenciar Portugal como destino de motivação cultural e espiritual e disponibilizar ferramentas de interpretação do património.

Por isso, os roteiros vão disponibilizar um conjunto de informações sobre celebrações, festividades, lendas, fotografias, propostas de itinerários, horários e contactos.

Teresa Ferreira frisou que o próximo objetivo é editar os roteiros em espanhol e inglês e divulgá-los com a colaboração das entidades regionais e locais.

O Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso, igualmente apresentado, destina-se a profissionais do turismo e gestores do património religioso e quer dar a conhecer os templos católicos, atos, símbolos e objetos ao serviço do culto.

"O património religioso faz parte integrante da nossa cultura e desempenha um papel determinante na diferenciação de Portugal como destino turístico", revelou o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo.

A matriz espiritual que caracteriza Portugal deve ser materializada e potenciada, considerou.

O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, referiu que o património religioso - igrejas, capelas, conventos, mosteiros e catedrais -- deve estar ao serviço da cultura e do turismo.

O turismo religioso pode contribuir para aumentar os fluxos turísticos em períodos que não coincidem com a época alta, atraindo visitantes de mercados não tradicionais.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.