Licenciatura em enfermagem da CESPU passa a ser ministrada em Penafiel
Porto Canal
A licenciatura em enfermagem da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário (CESPU) vai passar a ser ministrada, a partir do próximo ano letivo, em Penafiel, avançou hoje à Lusa fonte autárquica.
Segundo a fonte, as atividades letivas vão envolver cerca de 60 alunos e decorrerão nas instalações do Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (IINFACTS), no centro da cidade.
A proximidade com o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, sediado em Penafiel, e as boas condições do novo espaço são fatores que justificam, segundo a entidade formadora, esta mudança de um curso com 20 anos de existência.
A CESPU, citada pela autarquia, explica que não se trata de um curso novo, mas a necessidade de ir de encontro às necessidades dos alunos e das entidades empregadoras.
Aquela entidade considera ainda que o IINFACTS "garante todas as condições para a continuidade da qualidade do curso e abre possibilidade a um reforço na investigação.
A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário (CESPU), que tem sede em Gandra, Paredes, assinala, por outro lado, que a licenciatura em Penafiel "manterá o plano de estudos, mantendo ainda uma equipa docente altamente qualificada".
Sobre o projeto, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa, disse à Lusa que a licenciatura constituirá "uma mais-valia".
"Acreditamos que iniciativas como esta são um elo de desenvolvimento para o nosso território, atraindo gente nova que permanecerá ao longo da sua formação em Penafiel", observou.
Para o edil, são óbvios "os ganhos para a economia local em termos de alojamento, refeições, utilização do espaço público".
O IINFACTS, onde vai funcionar a licenciatura de enfermagem da CESPU, é uma plataforma ibérica, na área da Saúde, constituída para a promoção da formação especializada, da investigação científica e da prestação de serviços à comunidade.
O Instituto envolve vários investigadores portugueses e espanhóis pertencentes à CESPU, às universidades de Barcelona, Santiago de Compostela e Valência, ao Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e conta com o apoio da Câmara de Penafiel.
