Concelho de Monchique com risco muito elevado de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 mai (Lusa) -- O concelho de Monchique apresenta hoje risco muito elevado de incêndio, enquanto outros oito do distrito de Faro estão com risco elevado, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje sob risco muito elevado de incêndio o concelho de Monchique (Faro), apresentando 14 concelhos de norte a sul de Portugal continental risco elevado de incêndio, designadamente Odemira, Santiago do Cacém, Barrancos, Vila de Rei, Satão e Gondomar.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou no domingo 16 incêndios, os quais foram combatidos por 130 operacionais com o apoio de 42 veículos.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente a nebulosidade durante a tarde, em especial nas regiões Norte e Centro.

Está previsto também vento fraco a moderado de noroeste, soprando temporariamente moderado a forte no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas do Centro e Sul, prevendo-se igualmente uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Em Lisboa, Sines, Coimbra e Braga está prevista uma temperatura máxima de 19 graus Celsius, 25 para Faro, 23 para Beja, Évora e Castelo Branco 22, Porto e Viana do Castelo 17, Angra do Heroísmo e Santa Cruz, nos Açores, e Funchal, na Madeira, 21.

RCP// JPS

Lusa/fim

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Portugal vai estar final da Eurovisão com "Grito" de Iolanda

A representante de Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, Iolanda com a canção “Grito”, garantiu esta terça-feira a passagem à final do concurso, marcada para sábado em Malmö, na Suécia.

Ministra justifica exoneração de diretor nacional da PSP com “reestruturação profunda”

A ministra da Administração Interna justificou esta segunda-feira a aposta num “novo homem” para dirigir a Polícia de Segurança Pública com a “reestruturação profunda” que o Governo quer fazer na PSP.