Secretário-geral adjunto do PS declina candidatura à Câmara do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, manifestou-se hoje indisponível para protagonizar uma candidatura socialista à presidência da Câmara do Porto e frisou que compete agora à concelhia e federação do partido encontrar uma solução.

"Apesar de apelos de muitos militantes, simpatizantes, cidadãos e instituições da cidade para que reponderasse a decisão relativa à candidatura à Câmara do Porto e aceitasse ser candidato, e depois de muito ponderar, reiterei à concelhia e federação do PS a minha indisponibilidade", afirmou José Luís Carneiro, numa mensagem que enviou à agência Lusa.

O "número dois" da direção do PS salientou depois que "compete agora à concelhia e à federação, de acordo aliás com os estatutos, encontrar o candidato com perfil adequado e a força política necessária para dar à cidade do Porto uma resposta às dificuldades do presente e um sentido de futuro".

A decisão de José Luís Carneiro de declinar a possibilidade de ser candidato à Câmara do Porto acontece poucos dias depois de o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, também se afastar de uma candidatura à autarquia da segunda cidade do país.

Na terça-feira, com o apoio do secretário-geral do PS, António Costa, Eduardo Pinheiro foi anunciado como candidato dos socialistas a presidente da Câmara do Porto.

No entanto, logo no dia seguinte, o secretário de Estado e ex-autarca de Matosinhos concluiu que não disponha das condições políticas necessárias para avançar com uma candidatura à presidência da Câmara do Porto.

Vários órgãos de comunicação social noticiaram então que a concelhia do PS/Porto, liderada pelo deputado Tiago Barbosa Ribeiro, colocou sérias reservas ao nome de Eduardo Pinheiro.

Depois, no final desta semana, colocou-se de novo a possibilidade de José Luís Carneiro, ex-presidente da Federação do PS/Porto e "número dois" da hierarquia deste partido, protagonizar essa candidatura autárquica - uma possibilidade que agora afastou em definitivo.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.