Obra em barragem de Vieira do Minho parada há quase um mês por morte de operário

Obra em barragem de Vieira do Minho parada há quase um mês por morte de operário
| Norte
Porto Canal

As obras de reforço da potência de uma central hidroelétrica em Vieira do Minho, que a 28 de abril vitimaram um trabalhador, continuam suspensas, à espera dos resultados das peritagens técnicas a alguns materiais, informou hoje a ACT.

O inspetor-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Pedro Pimenta Braz, disse à Lusa que se tratou de um acidente "algo complexo e iminentemente técnico", pelo que há ainda "uma série de questões que têm de ser apuradas".

"Até lá, a obra continuará suspensa", acrescentou.

O acidente mortal na central hidroelétrica de Venda Nova III registou-se a 28 de abril, quando um trabalhador foi esmagado por um cilindro metálico com 12 toneladas, que caiu na sequência da rutura da estrutura de suporte.

Se se provar que o problema teve a ver com a metodologia de suporte daqueles cilindros, a empresa terá de encontrar outra solução.

Entretanto, e enquanto não são conhecidos os resultados das peritagens, aquela metodologia não poderá ser utilizada em mais nenhuma obra do género.

Aquele estaleiro de Vieira do Minho emprega 892 trabalhadores e envolve 51 empresas subcontratadas.

+ notícias: Norte

Chuva está de regresso, mas é ‘sol de pouca dura’

O clima ameno que tem marcado os últimos dias muda, esta terça-feira, com a chegada da precipitação intensa ao Norte e Centro do país e uma ligeira descida da temperatura mínima, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde gera contestação da população

Por questões de segurança, a Câmara de Valongo avançou com a demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde. A obra, contestada pela população, avançou devido aos problemas estruturais graves na fachada do edifício, que implicava riscos de segurança. No lugar daquele edifício vai nascer a Oficina Municipal das Artes e fonte da autarquia garantiu ao Porto Canal que a fachada histórica do edificado vai ser preservada.

Jovem resgatada do mar em Ílhavo

Uma mulher de 19 anos foi resgatada na segunda-feira do mar por elementos da Polícia Marítima, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, informou esta terça-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).