Candidatura portuguesa entre as 39 que concorrem ao Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação

| País
Porto Canal / Agências

Oviedo, Espanha, 23 mai (Lusa) - Uma candidatura de Portugal faz parte das 39 de 17 países que foram apresentadas à edição de 2014 do Prémio Príncipe das Astúrias da Investigação Científica e Técnica, que será atribuído na próxima quarta-feira.

As deliberações do júri arrancam na terça-feira, quando será definida uma pequena lista de favoritos antes do anúncio oficial na quarta-feira do quarto dos oito galardões anuais do Prémio Príncipe das Astúrias.

Nas últimas semanas já foram atribuídos ao arquiteto Frank Gehry o prémio das Artes, ao historiador e hispanista francês Joseph Pérez o prémio das Ciências Sociais 2014 e ao desenhador gráfico argentino Quino, criador da personagem Mafalda, o de Comunicação e Humanidades.

Segundo informou a Fundação Príncipe das Astúrias em comunicado há, além de Portugal, candidaturas da Alemanha, Argentina, Bélgica, China, Estados Unidos, Espanha, França, Hungria, Índia, Itália, Japão, Jordânia, México, Paraguai, Reino Unido e Suíça.

Estes prémios reconhecem o "trabalho científico, técnico, cultural, social e humanitário realizado por pessoas, instituições, grupos de pessoas ou de instituições".

No caso da categoria das Ciência Sociais o prémio será outorgado a pessoas cujas descobertas ou invenções representam um "contributo relevante para o progresso e bem-estar da humanidade nos campos de matemática, astronomia e astrofísica, física, química, ciências da vida, ciências médicas, ciências da Terra e do espaço e as ciências tecnológicas".

Os vencedores recebem uma escultura de Joan Miró, 50 mil euros, um diploma e uma medalha.

Em 2013, o prémio recaiu sobre o CERN e os físicos Peter Higgs e François Englert, que posteriormente receberam o Prémio Nobel da Física 2013, em reconhecimento da sua formulação da existência do bosão de Higgs.

O galardão espanhol reconheceu o trabalho na descoberta da partícula subatómica, conhecido como a "partícula de deus", na origem da massa de outras partículas.

Englert, com o físico belga Robert Brout (já falecido), por um lado e Higgs, por outro, propuseram em 1964, ao mesmo tempo e de forma independente, a existência do que ficou conhecido como o bosão de Higgs ou a dita "partícula de Deus".

Quase cinquenta anos depois, a 04 de julho de 2012, o Centro Europeu de Física de Partículas (CERN) anunciou a confirmação experimental de que o bosão existe.

O cientista António Damásio recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica, em 2005, altura em que também foi distinguido o Instituto Camões, com o prémio de Comunicação e Humanidades.

Entre os distinguidos com os Prémios Príncipe das Astúrias contam-se, em 1995, os portugueses Mário Soares, com o prémio de Cooperação Internacional, e Joaquim Veríssimo Serrão, historiador, com o prémio de Ciências Sociais. Dez anos antes, em 1985, o prémio na área de Cooperação Internacional foi atribuído à Universidade de Coimbra.

ASP // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.