Câmara de Viseu cobre prejuízo de mais de 100 mil euros da extinta Expovis

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 22 maio (Lusa) - A Câmara de Viseu anunciou hoje que vai cobrir os mais de 100 mil euros de prejuízo que a extinta empresa municipal responsável pela organização da Feira de S. Mateus - Expovis - registou no ano passado.

"Face às contas do ano passado, a Expovis tem um prejuízo de cerca de 100 mil euros, que será coberto pelo Município de Viseu. O executivo vai ter de repor a tesouraria, dando cumprimento à própria lei", justificou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

A proposta de transferência de cerca de 106 mil euros para cobrir o prejuízo registado pela Expovis em 2013 foi aprovada durante a manhã de hoje em reunião do executivo, com os votos a favor dos vereadores do PSD e PS e um voto contra do vereador do CDS/PP.

Para o autarca do PSD, o prejuízo registado pela Expovis no ano passado deve-se sobretudo à opção do executivo liderado por Fernando Ruas de ter decidido levar a cabo obras de remodelação no recinto da Feira de S. Mateus.

"O executivo anterior remodelou o espaço frontal ao [Pavilhão] Multiusos, sem ter celebrado qualquer protocolo com a Expovis, o que fez com que tivesse suportado integralmente aquelas obras", realçou.

Na opinião de Almeida Henriques, também o programa de natal "Floresta Mágica" teve algum peso no prejuízo registado pela Expovis, daí que tenham entendido "deixar cair este projeto".

Em fevereiro, a Câmara de Viseu anunciou a extinção da Expovis, com a organização da Feira de S. Mateus a passar para a alçada de uma nova associação a constituir.

"Deliberámos extinguir a Expovis e constituir uma associação que vai assumir, não só a organização da Feira de S. Mateus, como a organização de outros eventos", informou na altura.

A nova associação vai ter como parceiros fundadores a Câmara de Viseu e a AIRV (Associação Empresarial da Região de Viseu), tendo por objetivo que venha a ser participada por várias instituições.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.