Linha férrea é a "concretização de um velho sonho" para região Norte e Galiza

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara do Porto e o presidente do Governo Regional da Galiza afirmaram hoje que a ligação ferroviária Lisboa-Porto-Vigo é a “concretização de um velho sonho”, destacando a sua importância para a economia das duas regiões.

“As últimas conversas que tive com o Governo apontam de facto para uma determinação grande para a concretização de um velho sonho que é uma ligação da fachada atlântica que faça uma ligação rápida, segura e eficiente entre Lisboa e a Corunha”, afirmou hoje o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, na 2.ª edição do fórum “Dialogos Gallaecia”.

No encontro, que decorreu no Teatro Municipal do Porto – Rivoli e no qual foi debatido o futuro da região Norte e da Galiza, bem como novas possibilidades de cooperação, o autarca do Porto afirmou já existir “acordo relativamente à metodologia” da linha férrea de alta velocidade.

“Aquilo que o Governo português me disse na última reunião, em que estivemos a avaliar a forma como a linha férrea se casa com a cidade, é que haverá uma duplicação da linha do Norte entre Lisboa e Porto e a partir do Porto-Campanhã ela irá pelo aeroporto e depois até à fronteira, ligando à rede espanhola”, esclareceu.

O independente salientou ainda que, a “ser assim”, a linha ferroviária resolverá a “complexidade do território”, e ao ser feita em bitola ibéria permitirá “pequenos percursos” e “serviços combinados”.

“Acredito que isso é possível (…). A linha atual podemos eletrificá-la, mas não resolve a prazo, não tem capacidade, não tem velocidade e, portanto, precisamos de facto de uma nova linha”, disse, acrescentando que “num período de tempo como 10 anos isso será feito”.

Também o presidente do Governo Regional da Galiza, Alberto Nuñez Feijoo, destacou que “a Galiza e o Norte de Portugal sempre tiveram como objetivo principal unir os territórios e poder formar uma eurorregião”, considerando-a “uma história de êxito”.

“A pandemia também nos veio ensinar que nada pode separar a relação entre o Norte de Portugal e Galiza”, salientou, acrescentando que a criação da linha férrea de alta velocidade é “uma grande notícia”.

De acordo com Feijoo, “o Governo português disse claramente ao Governo espanhol que a sua prioridade é Lisboa-Porto-Vigo”.

“Esta é uma grande notícia, penso que é boa para Portugal e boa para Espanha. Não tem tudo de se concentrar de forma central, através de Madrid, é um erro. Vive mais gente nesta zona, há uma atividade económica superior e é uma forma também de entrar nas cidades espanholas através da Galiza”, sublinhou o presidente do Governo Regional da Galiza.

À semelhança de Rui Moreira, também Alberto Nuñez Feijoo destacou que “uma década será prudente” para realizar os trabalhos ao invés de “definir prazos para os incumprir”.

“Espero que o Governo português e o Governo espanhol priorizem dentro dos fundos europeus estes investimentos”, realçou.

No encontro, Rui Moreira destacou ainda que a ligação de alta velocidade “potencia a região”, afirmando não ver a mesma como “uma ameaça” à economia das duas regiões.

“Entre nós, o que é mais importante não é pensarmos na concorrência, mas na convergência”, referiu, acrescentando ser também importante, no âmbito da linha férrea, “a articulação entre portos”, nomeadamente o de Leixões (Matosinhos), o porto de Vigo e o porto da Corunha.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).