Bloco de Esquerda acusa Governo de negociar mais tempo e mais austeridade com a 'troika'

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 24 jun (Lusa) - O líder da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Filipe Soares, acusou hoje o Governo de estar a negociar com a 'troika' "mais tempo para mais austeridade" nas novas metas para o défice de 2014.

Pedro Filipe Soares, que falava numa conferência de imprensa frente ao edifício da Segurança Social, em Aveiro, aludiu ao "jogo do passa culpas" entre o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Europa quanto ao que correu mal nos planos da 'troika' para a Grécia, Portugal e Irlanda, considerando que tentam "ilibar a austeridade".

"No que importa, que é a política de austeridade que está a destruir o País, o Governo e a 'troika' parecem não querer ter uma posição diferente", disse Pedro Filipe Soares, negando que o Conselho de Ministros do passado sábado, em Alcobaça, marque um novo ciclo de governação.

O guião da reforma do Estado, apresentado por Paulo Portas no Conselho de Ministros extraordinário - "o tal guião dos cortes", segundo do dirigente do BE - ficou "secreto" e, "quando isso acontece, é porque há mais malfeitorias que o Governo quer esconder".

Pedro Filipe Soares antevê que o Governo "tem na manga" mais cortes na segurança social, o aumento da idade de reforma, cortes nas reformas e despedimento de funcionários públicos, cortes na Saúde e na Educação.

O líder parlamentar do BE criticou também a "demagogia e enorme hipocrisia" do CDS-PP, nomeadamente pelo facto de Paulo Portas, que dizia que tinha uma política de transparência, ter afinal uma "política de ocultação, que esconde o que as pessoas deviam saber, e propõe um novo ataque aos pensionistas e aos que estão perto da reforma, através do aumento da idade para se reformarem sem penalização".

A proposta do dirigente centrista de descida do IRS até ao final da legislatura, é para Filipe Soares, mais uma demonstração "da política de duas caras" do líder do CDS-PP.

"É ministro de Estado do Governo que mais aumentou os impostos sobre o trabalho, através da mudança dos escalões de IRS e do fim das deduções à coleta, e com criação da sobretaxa no IRS. O BE levou quarta-feira ao Parlamento a proposta de eliminação da sobretaxa e o CDS continuou fiel à política do Governo e infiel às promessas que faz ao País", disse.

Pedro Filipe Soares apelou à participação na próxima greve geral, "um momento importante para dizer aos governantes que estão a mais", que deve mobilizar todos os que são "contra os novos cortes e mais do mesmo sobre os que não aguentam mais sacrifícios".

MSO // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.