Covid-19: Todas as regiões com índice de transmissibilidade inferior a 1

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 mai 2021 (Lusa) -- Todas as regiões do país apresentam um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 abaixo de 1, um indicador que está em "redução acentuada" desde 08 de abril, anunciou hoje o INSA.

Segundo o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva epidémica da covid-19, entre 08 de abril e 02 de maio, observou-se uma redução acentuada do Rt, que passou de 1,06 para os atuais 0,92, o que indica uma "tendência decrescente da incidência do SARS-CoV-2".

No relatório anterior, divulgado a 30 de abril, todas as regiões já apresentavam um Rt - que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada -- inferior a 1, com exceção da Madeira que estava nos 1,04.

Os dados por regiões hoje divulgados referem que a Madeira apresenta agora um Rt de 0,97, seguindo-se o Norte e o Centro com 0,95, Lisboa e Vale do Tejo com 0,91, os Açores com 0,88, o Algarve com 0,83 e o Alentejo com 0,81.

No que se refere à notificação de novos casos de covid-19, todas as regiões portuguesas também apresentam um cenário favorável com uma taxa de incidência por 100 mil habitantes inferior a 120.

De acordo com o INSA, esta taxa é de 102,7 na Madeira, de 94,7 nos Açores, de 71,6 no Norte, de 63,9 no Algarve, de 48,4 em Lisboa e Vale do Tejo, de 44,8 no Alentejo e de 38,3 no Centro.

"Verifica-se que Portugal apresenta uma taxa de notificação acumulada de 14 dias entre 20 e 59,9 casos por 100 mil habitantes com tendência decrescente", indica o relatório que, ao nível da situação europeia, refere que o país está na mesma situação da Finlândia, Islândia e Reino Unido.

Estes indicadores -- o índice de transmissibilidade do vírus e a taxa de incidência de novos casos de covid-19 -- são os dois critérios definidos pelo Governo para a avaliação continua que do processo de desconfinamento que se iniciou a 15 de março e que está na quarta fase de alívio das restrições.

Na quinta-feira, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, reiterou que o Governo solicitou aos especialistas de saúde pública uma nova apreciação sobre as regras do desconfinamento, tendo em conta a percentagem de pessoas que se prevê vacinadas contra a covid-19 no final deste mês.

O Governo estima que até ao final de maio todas as pessoas com mais de 60 anos tenham recebido pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.

Em Portugal, morreram 16.989 pessoas dos 838.852 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.