Sindicato critica o artigo “Cabelo, barba e adornos” dos Bombeiros Sapadores de Braga

| Norte
Porto Canal

O Regulamento Interno dos Bombeiros Sapadores de Braga está a ser alvo de críticas por causa de um artigo que põe em causa os direitos individuais dos trabalhadores. Ricardo Cunha, Dirigente do Sindicato Nacional dos Bombeiros, diz que “a Câmara deveria ter outras preocupações” e que “todos temos a liberdade de ter a nossa própria imagem”.

Em causa está o artigo “Cabelo, barba e adornos” que é visto pelo Sindicato como um atentado aos direitos individuais dos trabalhadores. O artigo em questão refere que, em relação às mulheres, o cabelo não deve ultrapassar a base do colarinho da camisa e em relação aos homens, estipula que o uso de barba não pode prejudicar a utilização de equipamentos, nomeadamente os de proteção individual. Já quanto ao uso de fios, adornos exteriores, pulseiras, anéis, brincos e ‘piercings’, o regulamento diz que não pode pôr em causa a segurança dos profissionais e do público.

O Vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, afirma que “o objetivo é salvaguardar o interesse, segurança e saúde dos bombeiros e da própria população”.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.