Dezoito concelhos sob risco "máximo" de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jun (Lusa) -- Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro e Castelo Branco estão hoje sob risco "máximo" de incêndio, segundo informação disponível às 07:30 no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, em risco "máximo" de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Castelo de Paiva e Arouca (Aveiro), Baião (Porto), Lamego, Resende, Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso e Aguiar da Beira (Guarda), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco) e Mação e Sardoal (Santarém).

Em risco "muito alto" estão também vários concelhos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Viseu, Bragança, Vila Real e Porto.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 112 incêndios, que foram combatidos por 1.462, apoiados por 383 veículos.

A ANPC registou no sábado 27 ocorrências, que foram combatidas por 514 operacionais, apoiados por 112 veículos.

Às 07:30 de hoje, estavam dois incêndios florestais ativos, um em Góis, distrito de Coimbra, e outro em Macinhata do Vouga, concelho de Águeda, distrito de Aveiro.

O IPMA colocou hoje oito distritos do continente e a costa norte da Madeira sob aviso amarelo devido ao calor.

De acordo com o IPMA, os distritos de Braga, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 10:00 de hoje e as 19:59 de quarta-feira devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

A costa norte da Madeira também vai estar sob aviso amarelo devido ao calor entre as 10:00 de terça-feira e as 23:59 de quarta-feira.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.