Artistas e técnicos vendem objetos simbólicos em plataforma solidária 'online'

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 abr 2021 (Lusa) - Uma guitarra do músico Paulo Furtado, um vestido da cantora Ana Bacalhau e uma peça de cenografia do Teatro Aberto estão à venda numa nova plataforma digital, A Loja Do Artista, de solidariedade com os profissionais da Cultura.

"No primeiro confinamento, quando nos começámos a deparar com as dificuldades, surgiu ideia de tentar fazer alguma coisa 'online' que pudesse ajudar os meus pares", explicou à agência Lusa o músico Renato Júnior, um dos impulsionadores do projeto.

A Loja Do Artista (www.alojadoartista.pt) é uma plataforma onde artistas, técnicos, autores - mas também "proprietários mais anónimos" - podem colocar à venda "objetos que tenham simbolismo" e cujas receitas de venda revertem para os próprios ou podem ser doadas a entidades de solidariedade, como a União Audiovisual e a Casa do Artista.

"Eu quero que as pessoas encontrem peças únicas, diferentes, que sejam simbólicas, que tenham história, um CD com uma dedicatória, uma fotografia, umas baquetas, tudo o que esteja ligado à arte, para poder ser apetecível para um colecionador ou fã de determinado artista", explicou Renato Júnior.

É lá que se pode encontrar, por exemplo, uma guitarra elétrica do músico Paulo Furtado, The Legendary Tigerman, a 1.369 euros. É uma Fender Telecaster americana, tem "cicatrizes, mas toca bem", lê-se na mensagem deixada pelo músico, e se for vendida, o dinheiro será doado na íntegra à União Audiovisual.

Paulo Furtado, que também disponibilizou duas fotografias de uma sessão para o álbum "Femina", deixa ainda um testemunho na plataforma, sobre os efeitos da paralisação da cultura, por causa da covid-19.

"Em momentos tão fulcrais como o que vivemos atualmente, é fundamental que façamos um esforço para garantir que conseguimos, todos, sem exceção, sair deste terrível pesadelo em que vivemos o último ano como músicos, como técnicos de som, como profissionais do espectáculo. Parece um chavão, mas não é. Não podemos deixar ninguém para trás", afirmou.

Na mesma plataforma é possível encontrar, por exemplo, uma guitarra acústica de Miguel Ângelo, um vestido que Ana Bacalhau usou nos últimos concertos dos Deolinda nos coliseus de Lisboa e do Porto, e umas sapatilhas de pontas que a atriz Sofia Escobar usou no musical "O fantasma da ópera", em Londres.

O Teatro Aberto, em Lisboa, colocou à venda duas peças de cenário do espectáculo "A Mentira", de Florian Zeller, apresentada entre 2018 e 2019.

A página foi lançada há uma semana, mas só agora está a ser divulgada, pelo que alguns artigos já não estão disponíveis, atestando a atenção de alguns fãs, explicou Renato Júnior.

São os casos de uma tarola de Kalú e de quatro camisolas de Tim, músicos dos Xutos & Pontapés, já vendidas, e cujas verbas reverteram para a União Audiovisual.

Segundo Renato Júnior, é o proprietário que define o valor do objeto a ser vendido e a quem é que quer destinar as verbas arrecadas. "Nós músicos temos alguns objetos para disponibilizar", disse.

"Não está fácil, porque as coisas estão paradas e o dinheiro não estica e há uma solidariedade boa entre todos", sublinhou o músico, recordando que a vida dos trabalhadores das artes e da cultura vai demorar a reestabelecer-se, mesmo com a reabertura gradual dos espaços culturais.

"Há situações de colegas que já não estão a operar e estão a trabalhar nas obras. Está tudo muito difícil e isto pode ser uma pequenina ajuda", disse.

Segundo Renato Júnior, A Loja Do Artista está agora a começar e terá mais artigos à venda nas próximas semanas, nomeadamente com obras de artistas plásticos.

Esta plataforma é uma iniciativa das produtora Doubleclick, do músico Renato Júnior, e da empresa de tecnologia Something Apps.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.