Covid-19: OMS recomeda uso de ivermectina apenas em ensaios clínicos

| País
Porto Canal com Lusa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que as evidências atuais sobre o uso de ivermectina para tratar doentes com covid-19 são inconclusivas, recomendando que seja usada apenas em testes clínicos até existir mais informação.

Esta recomendação, que abrange pacientes com qualquer forma de covid-19, passa a estar integrada nas linhas orientadoras da OMS para o tratamento da doença, anunciou a organização em comunicado.

A ivermectina é um antiparasita de largo espetro, incluído na lista de medicamentos da OMS para várias doenças parasitárias.

Utiliza-se no tratamento da chamada cegueira dos rios, em doenças transmitidas pelo solo e também para tratar casos de sarna.

Um grupo de trabalho foi criado devido ao aumento da atenção internacional a este medicamento como possibilidade para tratar doentes com covid-19, explicou a OMS, acrescentando tratar-se de um painel independente de peritos internacionais, que inclui “especialistas em cuidados médicos de várias especialidades e também um especialista em ética e pacientes-parceiros”.

O grupo reviu os resultados compilados de 16 ensaios clínicos, de pacientes internados e não internados (num total 2.407).

“Eles determinaram que a evidência sobre se a ivermectina reduz a mortalidade, necessidade de ventilação mecânica, necessidade de hospitalização e tempo para melhoria clínica em pacientes com covid-19 é de certeza muito baixa, devido aos fracos dados e limitações metodológicas dos ensaios disponíveis, incluindo o pequeno número de eventos”, justifica a OMS no documento.

O painel não analisou o uso da ivermectina para prevenir covid-19, o que está fora do âmbito das atuais diretrizes.

A Associação Médica Brasileira (AMB) pediu na semana passada que seja banida a utilização de cloroquina e outros fármacos sem eficácia comprovada contra a covid-19, num posicionamento contrário ao defendido pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

"Reafirmamos que, infelizmente, medicações como hidroxicloroquina/cloroquina, ivermectina, nitazoxanida, azitromicina e colchicina, entre outras drogas, não possuem eficácia científica comprovada de benefício no tratamento ou prevenção da covid-19, quer seja na prevenção, na fase inicial ou nas fases avançadas dessa doença, sendo que, portanto, a utilização desses fármacos deve ser banida", defendeu a AMB em comunicado.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.805.004 mortes no mundo, resultantes de mais de 128,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.