Líder do PS salienta "justo reconhecimento" da Universidade

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jun (Lusa) - O secretário-geral do PS saudou hoje o reitor da Universidade de Coimbra pelo facto da sua instituição histórica ter sido classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, considerando que se tratou de um "justo reconhecimento".

Na mensagem que António José Seguro enviou ao reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, à qual a agência Lusa teve acesso, o líder socialista salienta que a "proclamação" desta universidade como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO "é um justo reconhecimento do papel de instituição na formação de milhares de cidadãos, na história de Portugal e no espaço da lusofonia".

"A classificação sublinha a importância do papel da Universidade de Coimbra na afirmação da língua e da cultura portuguesa e o esforço que tem sido desenvolvido para preservar a memória e qualificar o território em que a instituição está integrada. A deliberação da UNESCO, sendo um reconhecimento em relação ao passado e ao presente, interpela-nos a ter um comportamento ativo na valorização do património edificado e do património material que são parte integrante da identidade e da cultura nacional", adverte depois António José Seguro.

Na sua mensagem, o secretário-geral do PS saudou a comunidade universitária de Coimbra e do concelho "pelo êxito obtido, num processo que começou em 2003 e que foi formalizado em 2013 pela mão do magnífico reitor de então, Fernando Seabra Santos", tendo sido "agora concluído de forma superior".

"A determinação colocada no êxito da classificação da Universidade de Coimbra como Património da Humanidade reflete a capacidade, a inteligência e a força das mulheres e homens que estiveram e estão associados à história da vossa instituição", acrescenta António José Seguro.

A Universidade de Coimbra foi classificada hoje pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) Património Mundial da Humanidade, tornando-se no 16.º local com esta classificação em Portugal.

O Comité do Património Mundial, reunido no Camboja, deliberou esta manhã que o bem "Universidade Coimbra. Alta e Sofia", proposto por Portugal, possuía inquestionável valor universal excecional e que merecia ser classificado como Património de toda a Humanidade, referiu o Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), em comunicado.

A candidatura a Património Mundial foi preparada pela Universidade de Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e outras entidades locais.

PMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.