Governo inglês pouco optimista em relação à seleção
Porto Canal
O governo britânico assumiu, em documento oficial, que a seleção de Inglaterra tem poucas hipóteses de passar a fase de grupos do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, no Brasil.
No relatório do ministério do Interior, lê-se que há uma "probabilidade elevada" de que a equipa não passe à segunda fase nem vá além dos oitavos de final.
O documento foi tema de discussão na segunda-feira à noite na Câmara dos Lordes, durante um debate sobre a proposta de lei para estender o horário dos "pubs" ingleses para lá das habituais 23:00.
"Embora seja certo que Inglaterra vai jogar nos jogos da primeira fase, existe uma probabilidade elevada de que não joguem nas fases posteriores", refere o documento oficial.
O governo britânico invoca as probabilidades elaboradas por uma casa de apostas, que só atribui 54 por cento de hipóteses de qualificação para a segunda fase e 11 por cento de a seleção inglesa se qualificar para os quartos de final.
O relatório foi elaborado para argumentar contra o pedido da indústria dos bares, inicialmente rejeitado pelo governo, mas revisto e apoiado após a intervenção do primeiro-ministro, David Cameron.
Assim, e apenas nos dias em que os jogos da seleção inglesa comecem mais tarde, como é o caso do primeiro jogo a 14 de junho frente à Itália, que só arranca às 23:00 horas locais, os "pubs" serão autorizados a operar até à uma da manhã.
Além da Itália, a Inglaterra enfrenta Uruguai e Costa Rica no Grupo D do Mundial, que se realiza no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho.