Covid-19: Associação pede generalização de testes de rastreio a colégios

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 mar 2021 (Lusa) -- A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo diz haver "casos pontais" de escolas privadas que terão direito a realizar testes à covid-19 e pede ao Governo "uma posição clara para todo o país".

A estratégia de rastreio à covid-19 nas escolas foi divulgada na segunda-feira e prevê a realização de testes rápidos de antigénio a todos os professores e restantes funcionários assim como aos alunos do ensino secundário, numa operação avaliada em quase 20 milhões de euros. De fora ficou o ensino particular e cooperativo.

O diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) revelou hoje à Lusa que já existem "situações pontuais" de autarquias que prometeram oferecer este apoio aos colégios, à semelhança do que acontecerá nas escolas públicas quando retomarem o ensino presencial.

"A Câmara Municipal de Lisboa é um desses casos. Vai apoiar os estabelecimentos particulares e cooperativos com a realização de testes", contou à Lusa Rodrigo Queiroz e Melo.

Também no norte do país, o diretor executivo da AEEP conhece uma instituição privada que terá direito a testagem.

"A instituição tinha valência de creche e foi escolhida como escola de acolhimento na localidade para receber os filhos dos funcionários que estavam na linha da frente na luta contra a covid-19 e por isso entraram na testagem", explicou.

Para o representante do ensino particular e cooperativo, está a haver "alguma confusão informativa", mas Rodrigo Queiroz e Melo acredita que em breve todo o ensino privado será contemplado nesta estratégia.

"Era importante que o Governo tomasse uma decisão clara para todo o país", sublinhou Rodrigo Queiroz e Melo, que entende ser "inaceitável" haver uma discriminação entre alunos do privado e do público.

"A saúde das crianças e jovens que frequentam o ensino privado não tem o mesmo valor e dignidade do que a dos que frequentam o ensino estatal?", questionou a associação em comunicado enviado este fim-de-semana para a Lusa depois de conhecida a decisão do Conselho de Ministros em gastar quase 20 milhões de euros em testes à covid-19 nas escolas públicas e setor solidário.

Rodrigo Queiroz e Melo espera por isso que o Governo aprove em breve uma verba que contemple o setor privado para se poder fazer também o plano de testes rápidos para alunos e professores do ensino particular e cooperativo.

Segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, os colégios têm cerca de 84 mil estudantes a frequentar o ensino secundário.

As orientações do "Programa de Rastreios laboratoriais para a SARS-CoV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino", definem a realização de um teste rápido de antigénio em amostras do trato respiratório superior a todos os funcionários das escolas - desde creches ao ensino secundário - assim como aos alunos do secundário.

Os testes só podem ser realizados a menores de idade com autorização expressa e assinada dos encarregados de educação.

De fora deste plano de rastreio ficam os alunos mais novos, desde creches ao 3.º ciclo.

Outra das regras é que os testes sejam feitos a pessoas sem sintomas sugestivos de covid-19, ficando também de fora quem tem "história de infeção por SARS-CoV2, confirmada laboratorialmente, nos últimos 90 dias".

Já pelo princípio da precaução, deve ser aplicada a testagem a todas as pessoas vacinadas contra a covid-19.

O isolamento das pessoas com resultados positivos nos testes laboratoriais é uma das tarefas atribuídas aos responsáveis escolares.

O plano de rastreio prevê também que são os responsáveis das creches e dos estabelecimentos de educação e ensino quem assegura a organização dos espaços para a realização dos testes, assim como quem garante, em articulação com os laboratórios, que a informação chega às pessoas testadas em menos de 24 horas após a sua realização.

Na quinta-feira, o Governo prevê apresentar o plano de desconfinamento, sendo que o executivo tem defendido que as escolas foram as últimas a encerrar e deverão ser as primeiras a reabrir, devendo agora começar-se pelos mais novos (creches e 1.º ciclo).

As escolas estão encerradas desde 22 de janeiro, quando o Governo anunciou uma interrupção letiva antecipada de duas semanas. As aulas retomaram a 08 de fevereiro, mas à distância, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

SIM // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.