João Mário a surpresa, Adrien e Josué os ausentes do Mundial2014
Porto Canal / Agências
A presença do médio João Mário é a principal surpresa do 30 pré-convocados de Portugal para o Mundial2014, numa lista sem Josué, Adrien e Danny, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Numa lista que será reduzida para 23 jogadores na próxima segunda-feira, a 19 de maio, o selecionador Paulo Bento surpreendeu ao chamar João Mário, jogador que iniciou a temporada no Sporting B e foi depois emprestado pelos "leões" ao Vitória de Setúbal.
Além do médio internacional sub-21, o selecionador português também optou por pré-convocar Ivan Cavaleiro, jogador que somou recentemente a sua primeira internacionalização, mas que tem sido muito pouco utilizado pelo treinador Jorge Jesus no Benfica.
Dos "encarnados" também aparecem André Almeida e André Gomes, que, mesmo não sendo titulares no clube da Luz, ganharam a confiança de Paulo Bento.
De fora, ficaram já Josué, do FC Porto, que foi presença assídua nos últimos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo, e Adrien, que foi umas das principais figuras do Sporting esta temporada.
O extremo Danny, que fez grande parte da fase de qualificação, também é baixa certa para a competição, que se vai realizar entre 12 de junho e 13 de julho no Brasil.
Destaque também para a presença de Ricardo Quaresma, que se destacou na segunda metade da temporada no FC Porto, o que acabou por suficiente para estar nos 30 de Paulo Bento e manter a esperança em estar no Mundial2014.
O setor avançado acaba, talvez, por ser o mais preocupante nesta lista, com a inclusão de vários jogadores que somaram poucos jogos durante toda a temporada.
Cristiano Ronaldo é a principal preocupação de Paulo Bento, já que tem falhado os últimos jogos do Real Madrid devido a problemas físicos.
Éder, Rafa e Vieirinha regressaram recentemente de longa paragem por lesão, Hélder Postiga terminou a época com problemas físicos na Lazio e Nani foi pouco utilizado no Manchester United.
Os 30 pré-convocados de Paulo Bento:
- Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon/Fra), Beto (Sevilha/Esp), Eduardo (Sporting Braga) e Rui Patrício (Sporting).
- Defesas: André Almeida (Benfica), Antunes (Málaga/Esp), Bruno Alves (Fenerbahçe/Tur), Fábio Coentrão (Real Madrid/Esp), João Pereira (Valência/Esp), Neto (Zenit/Rus), Pepe (Real Madrid/Esp), Ricardo Costa (Valência/Esp) e Rolando (Inter/Ita).
- Médios: André Gomes (Benfica), João Mário (Vitória Setúbal), João Moutinho (Mónaco/Fra), Miguel Veloso (Dinamo Kiev/Ucr), Raul Meireles (Fenerbahçe/Tur), Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting).
- Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Esp), Éder (Sporting Braga), Hélder Postiga (Lazio/Ita), Hugo Almeida (Besiktas/Tur), Ivan Cavaleiro (Benfica), Nani (Manchester United/Ing), Rafa (Sporting Braga), Ricardo Quaresma (FC Porto), Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo/Ale).