Covid-19: Comissão Europeia aprova programa de 15 ME para apoiar PME açorianas

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 02 mar 2021 (Lusa) -- A Comissão Europeia aprovou hoje um programa de 15 milhões de euros para apoiar a liquidez das pequenas e médias empresas açorianas "mais severamente afetadas pelo impacto económico" da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

O programa em questão, divulgado em janeiro pelo Governo Regional dos Açores e intitulado "Apoiar.pt Açores", serve, segundo a Comissão, para apoiar "micro, pequenas e médias empresas" com "sedes ou estabelecimentos permanentes" na região dos Açores e que operem nos "setores mais severamente afetados" pela pandemia de covid-19.

O executivo sublinha que o programa foi aprovado no âmbito do quadro comunitário temporário relativo a medidas de auxílio estatal e prevê a ajuda a empresas que tenham registado uma quebra de rendimentos de 25% no quarto trimestre de 2020, quando comparado com o período homólogo em 2019.

Segundo a Comissão, as empresas elegíveis para o programa receberão, em subvenções diretas, verbas correspondentes a 20% dos rendimentos perdidos, com um teto máximo de cinco mil euros para as microempresas, 20 mil para as pequenas empresas e 50 mil para as médias empresas.

No entanto, para algumas empresas que operem "em certos setores específicos" e que declarem uma quebra de rendimentos superior a 50% no mesmo período, a Comissão prevê a disponibilização de subvenções diretas correspondentes a 40% do rendimento perdido, desde que não ultrapassem os 12 mil euros para as microempresas e os 48 mil para as pequenas.

A Comissão informa ainda que as subvenções em questão serão disponibilizadas antes de 31 de dezembro de 2021 e que não poderão exceder um valor de 1,8 milhões de euros por empresa, tornando, por isso, o programa do Governo Regional dos Açores exequível no âmbito do quadro comunitário temporário relativo a medidas de auxílio estatal.

"A Comissão concluiu que esta medida é necessária, apropriada e proporcional para remediar uma perturbação grave na economia de um Estado-membro", lê-se no comunicado do executivo.

TEIA // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.