"O passado é história, o futuro é a vitória" é o mote de Portugal no Mundial2014

"O passado é história, o futuro é a vitória" é o mote de Portugal no Mundial2014
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

"O passado é história, o futuro é a vitória" foi a frase escolhida pelos utilizadores do sítio da FIFA na Internet para estar escrita no autocarro da seleção portuguesa de futebol, durante o Mundial2014.

Esta frase levou a melhor sobre as outras duas possibilidades colocadas a votação em abril, em detrimento de "Aqui vai uma seleção que orgulha uma nação. Força Portugal!" e de "Muito mais que futebol, uma paixão!".

Para a primeira adversária de Portugal no Grupo G do Mundial2014, a Alemanha, foi selecionada a frase "Um país, uma equipa, um sonho", enquanto para os Estados Unidos a escolha recaiu na mensagem "Unidos pela equipa, guiados pela paixão".

A estrela negra da bandeira do Gana, terceiro e último adversário da equipa das "quinas" no agrupamento, é a protagonista do "rival" africano, com o desígnio: "Estrelas negras, aqui para iluminar o Brasil".

O Irão, treinado pelo português Carlos Queiroz, vai buscar às suas origens históricas inspiração para o lema "Honra da Pérsia", enquanto a Grécia, de Fernando Santos, vai ter a "companhia" do mote "Heróis jogam como gregos".

"Preparem-se! o hexa está chegando!" vai estar na viatura que transportar a seleção anfitriã, comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador de Portugal.

Em desacordo com o lema "canarinho", a Espanha assume "No nosso coração a paixão de um campeão", enquanto a Suíça não faz por menos e aponta desde já para a final: "End Station: 13.07.2014 Maracanã!", enquanto a Bélgica pede que "Esperem o impossível".

A França salienta que "Impossível não é uma palavra francesa", a Holanda, vice-campeã do Mundo em título, aposta na ironia "Homens de verdade vestem-se de laranja" e a Itália também faz uma alusão à cor, ambicionando "Vamos pintar o sonho do Mundial de azul".

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.