FIFA antevê problemas de organização no Mundial2018 da Rússia
Porto Canal
A FIFA antevê problemas com o Mundial2018, na Rússia, e vai convocar uma reunião extraordinária em setembro para tentar ir eliminando obstáculos, declarou hoje o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke.
A organização que gere o futebol mundial tem enfrentado graves problemas de organização com o Mundial do Brasil, que arranca a 12 de junho, nomeadamente atrasos na construção dos estádios, e Valcke diz agora que espera problemas também no Campeonato de 2018.
"Sei que existirá um sem número de problemas na Rússia [em 2018]. Não vai ser fácil. Na Rússia há muito trabalho a fazer", salientou o responsável.
Moscovo e São Petersburgo estão habituados a grandes eventos, acrescentou Valcke aos jornalistas.
"Mas nas outras cidades eles também têm de construir novos estádios ou remodelar estádios", apontou o secretário-geral da FIFA, expressando, no entanto, confiança de que os problemas poderão ser ultrapassados em conjunto com o comité organizador russo.
Valcke explicou que altos responsáveis das comissões organizadoras dos Mundiais da África do Sul (2010), Brasil (2014), Rússia (2018) e do Qatar (2022) vão encontrar-se em setembro.
O objetivo é "fazer uma avaliação das experiências de 2010 e 2014 e discutir a forma de trabalhar com o comité organizador local, porque a Rússia não vai ser fácil".
Também revelou que haverá alterações nos métodos de organização no Mundial de 2026.
"Vamos começar a trabalhar rapidamente para 2026, porque o tempo voa. Pelo menos vamos discutir como podemos evitar os problemas que enfrentámos em 2010 e 2014 e os problemas que antevemos para 2018 e 2022", disse Valcke.