BE exige esclarecimentos sobre maternidades da Guarda, Covilhã e Castelo Branco

| País
Porto Canal / Agências

Covilhã, 12 mai (Lusa) - O Bloco de Esquerda anunciou ter questionado o ministério da Saúde, através da Assembleia da República, sobre o futuro das maternidades da Guarda, Covilhã e Castelo Branco.

No documento, subscrito pelos deputados João Semedo e Helena Pinto, recorda-se que a portaria n.º 82/2014, de 10 de abril, vem alterar a organização da rede hospitalar em Portugal, criando quatro grupos de unidades hospitalares, com características diferentes.

Tendo em conta essa norma, aponta o comunicado, as unidades hospitalares em causa ficarão afetas às instituições do Grupo I, que "segundo esta portaria, não dispõem das valências de neonatologia ou ginecologia/obstetrícia, que se encontram adstritas apenas ao Grupo II".

Os bloquistas sublinham que "a concretizar-se" o disposto na nova portaria, "a população da Guarda, Castelo Branco e Covilhã teria que se dirigir a localidades como Viseu ou Vila Real para realizar um parto".

Perante isto, e tendo em conta a preocupação expressa pela Comissão Coordenadora Distrital do BE da Guarda e pela Comissão Coordenadora do BE da Cova da Beira, os deputados referem que "urge clarificar qual o futuro das maternidades da Guarda, de Castelo Branco e da Covilhã" e questionam o Ministério da Saúde sobre "o que se preconiza que vá acontecer" às maternidades de cada uma destas unidades hospitalares.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.