Linha de Leixões reaberta às 19:35 com a via férrea limpa e talude consolidado

| Norte
Porto Canal com Lusa

Gondomar, Porto, 21 fev 2021 (Lusa) - A Linha de Leixões, utilizada para o transporte de mercadorias, foi reaberta cerca das 19:35, quase seis horas depois de ter sido cortada devido à derrocada de um talude, disse à Lusa o comandante da Proteção Civil de Gondomar.

A via férrea situada junto à Rua da Restauração, em Rio Tinto, Gondomar, distrito do Porto, estava encerrada desde as 11:43.

"Os trabalhos de limpeza da via e de consolidação do talude estão concluídos", revelou comandante da Proteção Civil de Gondomar, Artur Teixeira.

Este incidente não causou feridos, sublinhou fonte do CDOS.

Estiveram no local a Infraestruturas de Portugal (IP), os Bombeiros Voluntários da Areosa - Rio Tinto, PSP e serviço municipal de proteção civil, referiu o CDOS.

A Linha de Leixões liga a Linha do Minho, na Estação de Contumil, ao Porto de Leixões, em Matosinhos.

Inaugurada em 1938, a Linha de Leixões fez serviço de passageiros até 1987 e entre maio de 2009 e janeiro de 2011.

Em janeiro, o secretário de Estado das Infraestruturas defendeu a necessidade de "uma avaliação muito rigorosa da transformação da Linha de Leixões para perceber a sua eficácia e procura" antes de ser posta ao serviço das pessoas.

Jorge Delgado falava à Lusa no final de uma viagem do Comboio Operário, reativado a 04 de janeiro, entre a estação de Contumil e as oficinas da CP em Guifões, no concelho de Matosinhos.

Em novembro de 2020, a IP lançou um segundo concurso público para a estabilização de taludes na Linha de Leixões e Concordância de Gemil, em Matosinhos e no Porto, com um valor base de 4,5 milhões de euros.

Em 19 de agosto de 2019, a IP anunciou o lançamento de um primeiro concurso para a mesma empreitada, com um valor base de 3,2 milhões de euros, mas que não teve seguimento.

JFO (SVF/PM/JGS) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.