UE condena rapto de estudantes e atentados na Nigéria

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 12 mai (Lusa) -- A União Europeia (UE) condenou hoje o rapto de mais de 200 raparigas numa escola do estado de Borno, na Nigéria, por radicais islamitas e os recentes ataques terroristas no Norte do país.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, que hoje se reuniram em Bruxelas, condenaram, em comunicado, "a morte indiscriminada de centenas de civis e o rapto de mais de 200 alunas no estado de Borno".

"Estes atos atentam contra os direitos humanos e a dignidade", consideraram os ministros, que exigem "a libertação imediata e incondicional das estudantes e que os responsáveis respondam perante a justiça".

A UE ofereceu ainda ajuda à Nigéria para lidar com os raptores e combater o terrorismo e apoiou a intenção do Conselho de Segurança da ONU de adotar medidas contra o grupo islamita Boko Haram, que reivindicou a autoria dos raptos.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Primeiro-ministro eslovaco "entre a vida e a morte" após ser baleado

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, está "entre a vida e a morte", segundo o governo do país da Europa central, depois de ter sido baleado esta quarta-feira "várias vezes", de acordo com a sua página oficial no Facebook.

Português morre em acidente de trabalho em Saragoça

Um homem de 39 anos, de nacionalidade português, morreu esta terça-feira, num um acidente de trabalho numa fábrica de vidro (Verallia), na localidade de Cuarte de Huerva, em Saragoça, Espanha, revelou a Europe Press que cita o Governo de Aragão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.