PRR prevê manutenção de 260 mil computadores de alunos e professores

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 fev 2021 (Lusa) -- O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma verba para a compra, ao longo dos próximos anos, de 260 mil computadores destinados a alunos e professores, garantindo a manutenção dos equipamentos da Escola Digital.

Aos 400 milhões de euros de fundos comunitários para aquisição de computadores previstos no Plano da Escola Digital, o PRR acrescenta 500 milhões de euros.

Parte destes 500 milhões será usada para a "aquisição de 260 mil computadores de uso individual" para alunos e docentes, lê-se no documento que está agora em consulta pública.

À Lusa o gabinete do Ministério da Educação explicou que a ideia é garantir que existe uma verba que permita ir fazendo a manutenção de equipamentos da Escola Digital, que ao longo do tempo possam ter problemas.

O PRR, que está agora em fase de discussão e auscultação pública, terá um período de execução até 2026.

Neste momento, o Governo já distribuiu 100 mil computadores -- tendo começado pelos alunos do ensino secundário mais carenciados -- e tem prometidos mais 350 mil (dos quais 15 mil chegam esta semana às escolas do ensino básico).

A manutenção dos equipamentos é um dos itens do PRR que prevê também o alargamento da conectividade da internet da Rede Alargada da Educação para 300 Gbps.

Os 500 milhões permitirão ainda comprar 15 mil equipamentos adequados às necessidades administrativas e de gestão dos agrupamentos de escolas e não agrupadas.

A criação de cerca de 1.160 Laboratórios de Educação Digital e a instalação de equipamentos de projeção em 43 mil salas de aula são outros dos objetivos do plano.

SIM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.