Vacinação de idosos em Braga dura oito semanas e abrange mais de 18 mil
Porto Canal com Lusa
O processo de vacinação em Braga contra a covid-19 dos idosos com 80 ou mais anos e de pessoas entre os 50 e os 79 anos e com comorbilidades começou hoje e vai estender-se pelas próximas oito semanas.
Segundo o presidente da Câmara, Ricardo Rio, serão abrangidas mais de 18 mil pessoas.
As vacinas vão ser administradas no Centro de Saúde de Braga, tendo o município decidido não cobrar o estacionamento à superfície em toda a zona envolvente, junto ao Largo Paulo Orósio, para facilitar o processo.
Ainda segundo Ricardo Rio, ao longo das últimas semanas foram vacinados mais de 900 profissionais e outros tantos utentes dos lares de terceira idade de Braga.
Desde janeiro, o concelho de Braga registou quase 600 novos infetados, ascendendo assim a 16 mil os casos totais registados no concelho, o que representa mais de 18 por cento da população.
O concelho regista 180 mortes, 30 das quais desde janeiro.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.253.813 mortos resultantes de mais de 103,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 13.257 pessoas dos 740.944 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.