Tendas para apoio a bombeiros colocadas nos hospitais de Vila Real

Tendas para apoio a bombeiros colocadas nos hospitais de Vila Real
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Proteção Civil instalou duas tendas nos hospitais de Chaves e Vila Real por prevenção e apoio aos bombeiros em caso da formação de filas de ambulâncias no centro hospitalar, onde há 139 internados com covid-19.

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil e da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, disse hoje à agência Lusa que as duas tendas foram instaladas junto aos serviços de urgência de Chaves e Vila Real, integrados no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

A medida é, esclareceu, preventiva e visa apenas o apoio aos bombeiros em caso de necessidade, ou seja, se se verificarem as longas filas de ambulâncias e horas de espera, já registadas em outros hospitais do país.

Apoio que se traduz, por exemplo, em refeições para os operacionais e que será acionado quando for necessário.

“Felizmente o nosso centro hospitalar ainda não tem essas horas de espera. Se sentirmos isso, de imediato alocamos para lá os meios. Estamos de prevenção e a ser pró-ativos”, afirmou Fernando Queiroga.

Em Vila Real, o apoio aos operacionais será garantido pelos Bombeiros da Cruz Branca e, em Chaves, pelos Bombeiros Voluntários Flavienses.

Fonte do CHTMAD disse que hoje estão internados 139 doentes com covid-19 naquele centro hospitalar, 23 dos quais em cuidados intensivos.

Há precisamente uma semana, em 27 de janeiro, a unidade hospitalar tinha 151 doentes internados com covid-19, 130 em enfermaria e 21 doentes em cuidados intensivos, e 84% da capacidade ocupada.

Em Portugal, morreram 13.017 pessoas dos 731.861 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.