Covid-19: Sociedade de Emergência Pré-Hospitalar pede revisão de protocolos

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 28 jan 2021 (Lusa) -- A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) defendeu hoje a necessidade de uma revisão dos protocolos e modelos de atendimento, triagem e encaminhamento de doentes para evitar a atual sobrecarga das urgências dos hospitais.

Em comunicado, a SPEPH realça a premência da "reorganização do atual Sistema Integrado de Emergência Médica" (SIEM), considerando que o cenário de urgências de hospitais com filas de espera de ambulância é uma consequência de "protocolos e orientações desadequadas" e que "deveriam ser adaptados à situação que o país atravessa" com o agravamento da pandemia de covid-19 ao longo de janeiro.

"É evidente a incapacidade da gestão atual, quer por força dos protocolos de acionamento inadequados, mas também pela não valorização dos operacionais de emergência médica pré-hospitalar, no que diz respeito à abordagem no local, que poderia 'determinar' ou não o transporte dos doentes para as urgências dos hospitais, sempre com validação do médico regulador do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)", pode ler-se na nota.

Na quarta-feira, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) apelou à população para apenas recorrer de ambulância ao serviço de urgência dedicado ao SARS-CoV-2 do Hospital de Santa Maria "em situações justificadas", já que a unidade tem registado "picos de afluência".

Em comunicado, o centro hospitalar dá conta de que este serviço de urgência "tem registado picos de afluência" e que "quase metade dos utentes são transportados de ambulância, mas destes só 15% apresentam situações que justificam o recurso a uma urgência hospitalar". Os restantes 85% "são triados com prioridade verde ou azul, representando uma sobrecarga evitável", segundo o CHULN.

Em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

JYGO (AFE) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.