Covid-19: Hospitais da região de Lisboa estão a chegar ao final da linha - Ordem dos Médicos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 jan 2021 (Lusa) -- A Ordem dos Médicos afirmou hoje que os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo estão a chegar ao "final da linha", uma vez que já não conseguem ampliar o número de internamentos nos cuidados intensivos.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço, explicou que os hospitais estão a trabalhar para além do planeamento de contingência feito no início da pandemia.

"Estamos a chegar ao final da linha, porque os hospitais que tinham no seu plano inicial de contingência 100/120 camas para covid estão a chegar às 200/300, o que significa que já ultrapassaram aquilo que era o seu plano inicial de contingência feita há uns meses", salientou, acrescentando que os hospitais passaram a dedicar-se em cerca de 60% à covid-19.

Revelando preocupação sobre a falta de resposta das outras especialidades, o dirigente precisou que os hospitais -- centrais e periféricos -- não estão a conseguir internar "doentes de média gravidade" ou a dar atenção a outros doentes que precisam de cuidados hospitalares.

"A nossa grande preocupação é não só a mortalidade e o impacto da doença covid, mas também que estes hospitais periféricos e os centrais estão a ter menor resposta para as outras doenças que têm igual ou maior gravidade e que também matam com frequência", ressalvou.

De acordo com Alexandre Valentim Lourenço, os hospitais deixaram de conseguir dar resposta a especialidades como a urologia, a cirurgia plástica ou a dermatologia, que tinham camas de internamento, e a patologias não urgentes.

"Neste momento, estamos a ter pediatras a ver adultos, estamos a ter outras especialidades a tratar de doentes de pneumonia covid, quando isso não é o habitual, mas o necessário. [...] Nós não estamos a fazer o melhor, estamos a fazer o que necessário para resolver estes problemas", indicou.

Para o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, não existe uma coordenação efetiva das medidas tomar por cada hospital.

"O planeamento neste momento não é possível. Já não era bom e já não existia. Agora torna-se difícil de resolver e por isso cada hospital tem de resolver os seus problemas, e contar com a boa vontade e colaboração dos outros", explicou.

Questionado sobre o problema na rede de oxigénio do Hospital Amadora-Sintra, que obrigou a transferir mais de quatro dezenas de doentes para outras unidades, na terça-feira, Alexandre Valentim Lourenço considerou que "todos os meios estão em falta".

"No momento em que nós já temos de transferir, numa noite, por sobrecarga do sistema, [algumas dezenas de] doentes de um hospital para outros, que ainda os conseguem receber, significa que esse hospital já não tinha capacidades e os meios técnicos, logísticos, e os recursos humanos já não são os adequados", disse, notando que "os sistemas não são elásticos".

Alexandre Valentim Lourenço perspetivou que as próximas semanas servirão para perceber a evolução do problema, recordando que está a haver uma "sobrecarga de trabalho brutal de equipas, que estão exaustas" e têm dificuldade em fazer o seu trabalho normal.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que o Governo está atento às diferentes taxas de esforço dos hospitais da Área Metropolitana de Lisboa, por forma a haver um maior equilíbrio.

"Estamos atentos às taxas de esforço de forma a equilibrarmos essas taxas de esforço, para que não haja hospitais com 50%, 60% ou 70% e outros com 25% e 30%", disse António Lacerda Sales, que falava aos jornalistas após uma visita a uma estrutura de retaguarda de combate à covid-19, instalada no Hospital Militar de Coimbra.

O secretário de Estado respondia a questões dos jornalistas sobre um documento conjunto das administrações de sete hospitais da Área Metropolitana de Lisboa, que criticaram a distribuição de doentes entre os hospitais da região, referindo que as unidades periféricas têm uma maior taxa de esforço do que as centrais.

JML (JGA) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.