Um em cada oito comboios foram suprimidos devido à greve dos ferroviários

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 mai (Lusa) -- Cerca de uma centena de comboios foram suprimidos entre as 00:00 e as 16:00 de hoje em todo o país devido à greve de 24 horas dos trabalhadores do setor ferroviário, disse à Lusa fonte oficial da CP.

"Entre as 00:00 e as 16:00, dos 887 comboios programados foram suprimidos 106", disse à agência Lusa a porta-voz da CP, Ana Portela, adiantando que não há supressões de comboios de longo curso (Intercidades e Alfa Pendular) nem de Urbanos do Porto.

A mesma fonte adiantou que, em Lisboa, dos 445 urbanos previstos, foram cancelados 13.

"As supressões afetaram sobretudo o serviço regional, nomeadamente nos troços Régua-Marco de Canaveses e Nine-Valença por falta de pessoal da Refer (Rede Ferroviária Nacional), encontrando-se a circulação suspensa", disse.

Pelo mesmo motivo, também a linha do Vouga e os Urbanos de Coimbra registaram supressões na circulação.

O pré-aviso de greve foi emitido a 17 de abril pelos sindicatos representativos dos trabalhadores da Refer, CP -- Comboios de Portugal, CP Carga e EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) em protesto contra as políticas do Governo para o setor.

Os trabalhadores contestam as políticas do Governo para o setor ferroviário, nomeadamente as concessões previstas na CP e a fusão entre a Refer e a Estradas de Portugal.

JNM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Emirates lança recrutamento em duas cidades do Norte do país

A principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos vai realizar ações de recrutamento em duas cidades do Norte do país no final do mês de maio. O anúncio foi feito no website oficial da companhia área.

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".